Desporto

Ímola pode consagrar Mercedes e Hamilton

Altino V. Dias

Jornalista

“Recordes foram feitos para serem batidos”. A frase pertence a Michael Schumacher, o heptacampeão mundial da Fórmula-1, o desporto mais empolgante do mundo e o mais popular do automobilismo, glamoroso, emocionante, espectacular e rápido.

27/10/2020  Última atualização 08H00
Lewis lidera a tabela classificativa com 256 pontos contra 179 do colega Valtteri Bottas © Fotografia por: DR
A profecia está a ser cumprida, depois de 14 anos. Os principais recordes de Schumacher estão a ser batidos em velocidade cruzeiro. O que parecia "impossível”, hoje, os números jazem no museu da história da Fórmula-1.

Depois de ter superado os recordes de 68 poles e 155 pódios do piloto alemão, Lewis Hamilton demarcou-se da co-liderança no ranking de 91 vitórias no circuito de Portimão, em Portugal. O piloto da Mercedes é, agora, o líder com 92 e assume o estatuto de recordista absoluto.

Com a vitória em Portimão, a cinco corridas do fim do Campeonato do Mundo e 125 pontos em disputa, Hamilton está a um pódio (lugar mais alto) do sétimo título mundial. Ímola, Turquia, Bahrein, Sakhir e Abu Dhabi pode ser os lugares ideais para igualar a marca pertencente a Michael Schumacher.

O piloto inglês não "tem necessariamente” de vencer mais corridas. A vantagem de 77 pontos diferença do mais directo adversário, o colega de equipa Valtteri Bottas, na luta pela consagração, é suficiente para chegar ao topo. Basta classificar-se na segunda posição nas provas restantes, o que totalizaria 346 pontos inalcançáveis por Bottas, mesmo que vença todas as provas.

Depois do Grande Prémio das terras dos vinhos, Portugal, os "mísseis terrestres” voltam a correr em Ímola, 14 anos depois. O circuito italiano tem uma longa história de corridas de carros e motas. A edição de 2020, em Ímola, pode ser especial para a Mercedes e Hamilton, pois, as "Flechas de Prata” podem somar o sétimo título consecutivo. A equipa alemã só necessita de mais sete pontos para se sagrar campeã de Construtoras e Hamilton pode "avolumar” o recorde de 92 vitórias.

Especial