Economia

Feira Agro-Dande junta 24 expositores no Bengo

Mais de 6 milhões de kwanzas foram arrecadados du-rante a realização da feira Agro-Dande, realizada no fim-de-semana, no Panguila, município do Dande, na província do Bengo.

27/10/2020  Última atualização 14H00
Produção da banana-pão e de mesa valorizam cultura local © Fotografia por: Edições Novembro
O evento, que decorreu sob o lema "produzir para diversificar" contou com a participação de 24 expositores que mostraram as potencialidades da região, com destaque para os produtos do campo, como por exemplo, banana, mandioca, maracujá, feijão diverso, milho, batata-doce e rena, inhame, citrinos, hortícolas e uma diversidade de produtos do mar.
O administrador municipal do Dande, Cândido Cadifete, disse à imprensa que, esta primeira edição é o trampolim de várias outras que vão acontecer no município, para minimizar a problemática da falta de escoa-
mento dos produtos.
Segundo o responsável, a feira criou um grande impacto gerando nos dois dias, um volume de negócios de mais de seis milhões de kwanzas.

Facilidades de negócio
Quanto aos operadores e agentes comerciais, a organização do evento espera que os mesmos tenham encontrado, na feira, facilidades de negociar e encontrar produtos de qualidade, garantindo assim uma alimentação saudável, elevando a qualidade de vida das populações.
Por seu turno, o presidente da Confederação das Associações de Camponeses de Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola (UNACA), Federação do Dande, Marques Miguel, mostrou-se satisfeito com a realização do certame.
"Os expositores reafirmam a sua disposição em dar o seu melhor, visando produzir mais e melhor, a fim de materializar o cumprimento das orientações que visa combater a fome e garantir a segurança alimentar”, disse.
O sector industrial da pro-
víncia do Bengo está especializado na geração hidroeléctrica, fabricação de mate-
riais de construção, unidades de alimentos (em especial agro-indústrias) e bebi-
das, além do segmento têxtil e siderúrgico.
O ramo do Comércio está concentrado em Caxito, com empresas ligadas à distribuição de alimentos e produtos básicos. O sector de ser-
viços está ligado ao turismo, nos parques públicos e praias do Bengo.
O acto de encerramento da feira culminou com a entrega de certificados às cooperativas participantes, de forma simbólica, foram entregues às cooperativas Baixo Lifune, Camu e a cooperativa Cadissol.
O Ministério da Indústria e Comércio, fez-se presente com o Laboratório Na-
cional de Controlo de Qualidade (Lancoq), a Direcção Nacional do Comércio Ex-terno e Interno, Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) bem como a Administração Geral Tributária (AGT).

Especial