Economia

Feira Internacional de Luanda foi adiada

A trigésima sexta edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), evento que deveria se realizar em Outubro juntando empresas nacionais e de outros continentes, para a exposição de serviços, produtos foi adiada, devido à pandemia da Covid-19.

29/10/2020  Última atualização 15H35
© Fotografia por: DR
Segundo um comunicado da Eventos Arena, empresa angolana especializada na organização e produção de feiras e eventos, a opção pelo adiamento da maior bolsa de negócios de Angola, deve-se a recomendações da Comissão para a prevenção e combate à COVID- 19, que entre outras medidas, prevê a limitação do ajuntamento de pessoas.
O documento da Eventos Arena refere que, apesar de se ter registado o interesse dos empresários nacionais e internacionais de participação na FILDA 2020 e a "conjugação de esforços para a sua realização com toda as condições de biossegurança, a melhor solução é a adiar”.

A Eventos Arena reconhece, que mais do que um "marco histórico”, a FILDA é um reflexo directo da evolução e desenvolvimento empresarial e socioeconómico de Angola. " É indissociável falar de crescimento económico e evolução empresarial sem mencionar o contributo que desde a década de 60, a FILDA tem dado a Angola”, refere o comunicado.
O Ministério do Planeamento e a Eventos Arena, já trabalham, no entanto, na preparação da próxima edição, marcado para os dias seis e dez de Julho de 2021.

Na 35ª edição da Feira Internacional de Luanda (FIL), que tem sido um ponto de atracção do investimento externo, teve a participação de vinte e um países, mais três em relação ao ano anterior.
Até 2016, a FILDA era organizada por diferentes entidades gestoras, passando desde a 33ª edição para a gestão directa do Governo, através do Ministério da Economia e Planeamento, que a pretende ver integrada num projecto estratégico mais acertado para o desenvolvimento económico.

A estratégia passa pelo reforço da atractividade de Angola no mundo, estimulo às parcerias e sinergias entre as empresas nacionais estrangeiras.
Ao longo do próximo ano, a Eventos Arena promove feiras alimentícia, Internacional de Benguela, do ambiente Angola, expo Indústria e Projecto (construção), empreendedor e da indústria do mobiliário e madeira.