Desporto

1º de Agosto isento da etapa preliminar

O 1° de Agosto, tetra-campeão angolano, dá o pontapé de saída nas Afrotaças, apenas entre os dias 11 e 13 de Dezembro próximo, pelo facto de estar isento da ronda preliminar de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos, face ao bom posicionamento no 'ranking' de clubes, onde ocupa a 14ª posição.

31/10/2020  Última atualização 13H40
Conjunto afecto às Forças Armadas ambiciona atingir lugares de topo na competição africana © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
Campeões de quatro edições consecutivas do Girabola, a maior prova do futebol nacional, a turma do "Rio Seco” disputa, nessa altura, o torneio "Trumunu Fora de Época”, onde vai ter pela frente, hoje, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, para a segunda jornada. No desafio inaugural os militares venceram o FC Bravos do Maquis por 3-1, no mesmo recinto.O 1º de Agosto, que viu na época 2019/20 o ciclo de vitórias interrompido, pela anulação do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão por contra da pandemia da Covid-19, continua a preparar a próxima época, ainda sem data de arranque definida.

No entanto, pelo bom posicionamento no 'ranking' de clubes africanos , o 1º de Agosto entra directamente na única eliminatória de acesso a Liga dos Campeões”, em que perfilam também o Wydad e Raja de Casablanca, do Marrocos; Al Ahly e Zamalek, do Egipto, TP Mazembe e Vita Club, da República Democrática do Congo (RDC), Esperance de Tunis, da Tunísia  e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul. Nesse caso, à semelhança dos seus acompanhantes nesta fase da maior prova de clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF), o embaixador angolano joga a primeira "mão” entre 11 e 13 de Dezembro, como já se referiu, e a segunda entre os dias 18 e 20. Outros embaixadores
 O Petro de Luanda, que a par do 1º de Agosto vai disputar o aceso aos grupos da Liga dos Campeões, tem a estreia entre os dias 20, 21 ou 22 de Novembro, pois posicionado no 19º lugar do 'ranking' de clubes, vê-se na contingência de disputar o jogo da preliminar. Os tricolores disputam numa das referidas datas o duelo da primeira "mão”, ao passo que o da segunda entre os dias 27 e 29 do citado mês.

Por seu turno, FC Bravos do Maquis e Sagrada Esperança, vão estar engajados na Taça da Confederação, também conhecida como troféu Nelson Mandela. Maquisardes e diamantíferos, tal como o Petro na Liga dos Campeões, disputam a fase preliminar da segunda maior prova de clubes do continente.

Para esse efeito, disputam o duelo da primeira "mão” já entre os dias 20 e 22 de Novembro,  e o da segunda entre 27 e 29 do mesmo mês.Vale salientar que, tal como 1º de Agosto e Petro, FC Bravos do Maquis e Sagrada Esperança também disputam o torneio "Trumunu Fora de Época”, que visa conferir jogos aos atletas e rodagem competitiva dois respectivos plantéis.