Desporto

Pedro Gonçalves convoca selecção para viagem à RDC

Paulo Caculo

Jornalista

O seleccionador nacional Pedro Gonçalves divulga hoje, às 15h00, no auditório da Federação Angolana de Futebol (FAF), a lista de convocados dos Palancas Negras, visando a dupla jornada (3ª e 4ª) com a República Democrática do Congo, marcada para os dias 14 e 17 do corrente, referente às eliminatórias ao Campeonato Africano das Nações (CAN) dos Camarões.

02/11/2020  Última atualização 07H00
Prestação no estágio em Portugal deve levar Gonçalves a convocar os mesmos jogadores © Fotografia por: DR
A convocatória não deve distinguir muito daquela anunciada pelo treinador português na véspera do curto estágio pré-competitivo realizado em Portugal. Pedro Gonçalves pode chamar os que participaram do jogo amistoso com Moçambique, cujo resultado se saldou numa goleada de 3-0, com marcas de Mateus Galiano (duas vezes) e Gelson Dala.
A avaliação feita à exibição patenteada pela Selecção Nacional no desafio frente aos Mambas, nomeadamente, a movimentação colectiva e individual dos jogadores, dinâmica nas transições defesa-ataque e eficácia ofensiva con-
tribuíram para o seleccionador retirar várias ilações.

Embalando nessa visão para a deslocação a Kinshasa, Pedro Gonçalves deve voltar a chamar os guarda-redes Hugo Marques, Dominique e Kadú; os defesas Lucoqui, Buatu, Diógenes, Inácio Santos, Jonas, Núrio Fortuna, Matuwila e William; os mé-dios Edgar André, Elliot, Show, Panzu e Estrela e os avançados Fábio Abreu, Milson, Geraldo, Gelson Dala, Jerémie Bela, Mateus Galiano, Capita, Vá e Zito Luvumbo.

Na expectativa de reintegração encontram-se os atletas Paizo, Ary Papel, Herenilson, Bastos e Fredy, afastados do estágio em Portugal por problemas distintos. Os três primeiros testaram positivo à Covid-19 e os dois últimos re-cuperaram das lesões.

Em dúvida está a utilização do avançado Jerémie Bela, do Birmingham da segunda Liga da Inglaterra, em virtude do atraso na emissão do passaporte angolano. O jogador pode falhar a deslocação a Kinshasa por falta de documentos, após ser forçado a não sair do banco de suplentes no embate amigável com Moçambique.

Pela primeira vez, a base de convocados dos Palancas Negras é dominada por jogadores que evoluem no exterior do país, contrariando o anterior monopólio liderado pelo Petro de Luanda e 1º de Agosto.
 
Selecção Nacional
proibida de perder

Angola procura a primeira vitória na eliminatória à Taça das Nações de África, depois das derrotas frente à Gâmbia (1-3), em Luanda, e diante do Gabão (2-0), em Franceville, na primeira e segunda jornadas. O combinado nacional está proibido de perder mais qualquer jogo, sob pena de colocar em risco as possibilidades de marcar presença nos Camarões.

Os Palancas Negras disputam a campanha de qualificação ao CAN no Grupo D com os Leopardos da República Democrática do Congo (RDC), Panteras do Gabão e Escorpiões da Gâmbia.
Angola ocupa a quarta e última posição do grupo sem pontuar, atrás da RDC com dois. Gâmbia e Gabão partilham o primeiro lugar com quatro pontos. Apuram-se apenas os dois primeiros classificados de cada grupo.

O CAN foi adiado pela CAF para princípio de Janeiro de 2022. A decisão saiu da reunião do Comité Executivo da entidade reitora do futebol continental, realizada no dia 30 de Junho.

Especial