Economia

Serviços bancários estão mais seguros

O Banco Nacional de Angola fez sair, hoje, através da sua página de Internet, as novas medidas de reforço da supervisão da conduta das instituições financeiras.

03/11/2020  Última atualização 21H00
BNA apresentou módulo de gestão de reclamações © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com a publicação, o banco central, a 30 de Outubro, realizou uma videoconferência, onde apresentou o Módulo de Gestão de Reclamações do Portal do Consumidor Bancário.

O evento foi direccionado às instituições financeiras não bancárias em funcionamento no país, designadamente, sociedades de micro-crédito, locação financeira, casas de câmbio, prestadoras de serviços de pagamentos e cooperativas de crédito. Na referida acção, conforme o comunicado, foram apresentados os serviços de que dispõe o "Portal do Consumidor Bancário”, enquanto interface de comunicação entre o BNA e instituições.

Tal ferramenta visa à promoção de uma maior interacção do supervisor com os consumidores de produtos e serviços financeiros, bem como auxiliar as instituições financeiras não bancárias na melhoria dos serviços e produtos que oferecem aos clientes.

A ferramenta facilita, entre outros serviços, a abertura e classificação de processos, registo de reclamações, produção de indicadores, bem como o arquivo documental de reclamações. A sua operacionalização está em conformidade com o Aviso nº 12/2016, de 5 de Setembro - Políticas de Protecção dos Consumidores de Produtos e Serviços Financeiros, que estabelece as regras e procedimentos a serem observados na comercialização dos serviços financeiros.