Política

“Angola é um lugar seguro para investir”

O Presidente João Lourenço garantiu, ontem, que Angola de hoje é um lugar seguro para investir, oferece um ambiente de negócios estável e favorável, com uma população jovem, trabalhadora, de espírito em-preendedor e ávida em abraçar os desafios de um mercado em crescimento.

05/11/2020  Última atualização 11H20
João Lourenço destacou a aprovação de leis que promovem a concorrência no mercado © Fotografia por: Dombele Bernardo| Edições Novembro
Ao intervir no "Fórum so-bre investimento em Angola”, realizado por videoconferência, organizado no âmbito da iniciativa anual britânica conhecida como "África Debate”,  o Chefe de Estado destacou que Angola é, igualmente, privilegiada pela localização geográfica, que confere ao país uma posição estratégica, como plataforma de acesso aos mercados da África Austral e Central.
"Angola só poderá voltar a crescer, do ponto de vista económico, se aumentarmos o investimento, para proporcionar aos angolanos, em particular à juventude, melhores rendimentos e, por essa via, aumentar o bem-estar das suas famílias”, sublinhou.

O Presidente da República considerou o fórum "uma oportunidade para apresentar uma Angola em renovação, uma economia emergente e que se quer tornar num destino preferencial para os investidores e, desta forma, ocupar um espaço de relevo no mercado global”.
O Governo angolano, ex-plicou, tem tomado medidas com o propósito de melhorar o ambiente de negócios, reduzir a dependência do petróleo e atrair o investimento estrangeiro para os diversos recursos naturais e outros sectores económicos do país.

"Temos consciência da enorme importância do investimento estrangeiro em vários sectores da economia angolana, pelo que convidamos os senhores investidores a examinar o variado leque de oportunidades de negócios nos sectores da Agricultura e Pecuária, da Indústria, das Pescas, dos Transportes, da Construção, do Turismo e em outros ramos da economia nacional”, sublinhou.

João Lourenço lembrou que, desde 2017,  o país iniciou um processo de implementação de reformas para promover o investimento e aumentar a competitividade. "Iniciámos um processo de privatização de empresas e activos, com destaque para os sectores que oferecem grandes vantagens competitivas para o investidor privado. Por isso, uso a presente plataforma para convidar a comunidade de investidores a ser proactiva no aproveitamento desta janela de oportunidades”, apelou.

O PR convidou e recomendou aos investidores a explorar o pacote de incentivos que o país oferece para a promoção do investimento privado.
Ainda no quadro das reformas, o Titular do Poder Executivo falou da aprovação das leis que estabelecem princípios para o investimento privado e promovem a concorrência no mercado, a liberalização da taxa de câmbio e a tomada de medidas contra a corrupção e impunidade, com vista a criar um melhor ambiente de negócios.

Estas medidas, salientou, visam, essencialmente, a transformação da economia angolana, atraindo o investimento privado, para ajudar a reduzir as desigualdades sociais, criar empregos para a população e um rápido crescimento. "Angola conta convosco para a celeridade das reformas em curso no sector empresarial. Com os vossos investimentos esperamos dinamizar o nosso mercado, rumo a uma economia centrada no sector privado”, sublinhou.

O "África Debate” contou com o envolvimento activo do Instituto para a Mudança Global, liderado pelo antigo Primeiro-Ministro do Reino Unido Tony Blair. Angola foi escolhida como país em destaque da edição 2020, em reconhecimento pelas notáveis reformas que tem vindo a implementar no domínio do ambiente de negócios, combate à corrupção e diversificação da economia.

No quadro da mesma iniciativa, João Lourenço participa, hoje, de um painel com o antigo PM britânico, Tony Blair, para falar sobre os esforços do Governo em matéria de desenvolvimento económico e social e as razões que devem levar o mundo de ne-gócios a olhar para Angola como um destino de eleição para o investimento.