Política

Líder da UNITA acusado de financiar subversões

O deputado David Mendes denunciou, ontem, que muitos actos de subversão que se registam nas redes sociais são financiados pelo presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior.

06/11/2020  Última atualização 10H40
Deputado convidou, ontem, a imprensa para esclarecer as razões da desvinculação do grupo parlamentar © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
O também advogado e fundador da "Associação Mãos Livres” afirmou, em conferência de imprensa, que "muito do que há nas redes sociais é pago por Adalberto Costa Júnior”, garantindo que tem "como provar” as acusações.Na conferência de imprensa que serviu para esclarecer a sua saída do grupo parlamentar da UNITA, na sequência de ameaças de morte feitas contra si num blog do partido, David Mendes afirmou que um dos membros do movimento revolucionário que tem escrito contra si está a estudar, no Brasil, com uma bolsa paga por Adalberto Costa Júnior.

O jurista disse ter sido o líder da UNITA quem mandou retirar as ameaças de morte feitas contra si no blog "UNITA em Bruxelas”. "Como é que alguém que não tem nada a ver pode mandar retirar (as acusações)? Se alguém tem poder de mandar retirar é porque tem o poder de mandar pôr. Ninguém manda retirar aquilo em que não tem poder”, concluiu.David Mendes revelou que a página "UNITA Bruxelas" é gerida pelo filho do também deputado do partido Alcides Sakala, que, em Novembro, concorreu para a liderança daquela formação política.

"Queriam fazer uma intriga entre eu e o Sakala, por causa do apoio que dei à sua campanha a presidente da UNITA. Quem gere esta página na Web UNITA Bruxelas é o filho do Sakala. Penso que foi uma forma de arranjar intriga entre eu e o deputado Sakala. O deputado ligou-me e desculpou-se porque ele não sabia e se soubesse jamais permitiria”, contou.  O deputado lamentou a forma como o presidente da UNITA tratou da questão da ameaça de morte dirigidas contra si por um grupo de jovens supostamente ligados ao partido. "A forma como ele tratou o assunto comigo, como se estivesse a ralhar, acelerou a decisão de abandonar o grupo parlamentar da UNITA”, revelou.

David Mendes deixou claro que tem divergências com Adalberto Costa Júnior e não com a UNITA. "Onde for possível apoiar a UNITA, vou continuar a apoiar. Se o meu apoio às bases for necessário, vou continuar a dar esse apoio”, disse. David Mendes acusou, também, a UNITA de estar a manipular os jovens para não receberem as casas dadas pelo Estado. "Há o projecto de darem as mil casas ao jovens e estão a dizer aos jovens para não receberem porque é comprar a consciências aos jovens”, disse.  O Jornal de Angola tentou obter, por telefone, a reacção do líder da UNITA, mas as chamadas não foram atendidas.

  "Faltou solidariedade da direcção do partido”

David Mendes disse que esperava mais solidariedade da direcção da UNITA. Por não ter acontecido, confirmou a formalização do pedido, à Assembleia Nacional, para a saída do grupo parlamentar daquele partido e passagem a deputado não inscrito em nenhuma bancada. "Esperava do presidente do partido um comportamento diferente. Falamos por mensagem das zero a 1 hora da manhã e não gostei da forma como terminou a nossa conversa”, contou.

O deputado considera normal a saída do grupo parlamentar da UNITA, pois, lembrou, não é a primeira vez que acontece na Assembleia Nacional. David Mendes reafirmou que a saída do grupo parlamentar da UNITA deveu-se "a uma reflexão profunda sobre aquilo que foi a atitude da direcção do partido”. "Pelo facto de se ter publicado na pagina Web da UNITA em Bruxelas ameaças directas contra um deputado afecto à bancada parlamentar da UNITA, achei que era muito grave e que deveria ter da parte da direcção um posicionamento firme”, lamentou, lembrando que o partido tem tido posições firmes em outros factos."Achei estranho que numa posição de ameaças de morte, ao invés de condenarem, ainda as publicitem na sua página Web”, sublinhou. 

O jurista destacou a postura dos militantes do MPLA nas redes sociais, que não se compara aos da UNITA. "Você pode escrever qualquer coisa sobre o MPLA ou João Lourenço (mas) não vai ver militantes ou seguidores do MPLA a fazerem ameaças ou a ofenderem. Mas, escreva algo sobre Adalberto Costas Júnior ou da UNITA, fazem até ameaças de morte e ofensas”, disse.David Mendes acusou o também deputado Manuel da Costa "Nelito" Ekuikui de comandar um grupo de activistas da UNITA nas redes sociais que ofendem pessoas contrárias ao partido.Estas atitudes, disse, não dignificam o maior partido da oposição. "A UNITA é um partido com vocação de poder, os seus militantes e seguidores devem ser dignos do respeito de um grande partido”, defendeu.

David Mendes denunciou, ainda, que foi pressionado pela UNITA deixar de ser comentarista da TV Zimbo. " Eu não fui convidado para ser comentarista da TV Zimbo pela UNITA, nem em representação da UNITA. Quando aceitei ir para a TV Zimbo era para fazer comentários  e não debates políticos”, sublinhou. O deputado deixou claro que não pretende entrar no MPLA. Disse que a sua luta é para a alternância política. "Jamais deverei juntar-me ao MPLA. O meu compromisso é com a Nação e não há dinheiro que compre a minha consciência”, garantiu.O grupo parlamentar da UNITA declarou, na quarta-feira, que respeita a decisão de David Mendes de abandonar a bancada. 

Especial