Sociedade

MAPTSS prevê criar 83 mil empregos directos

Angola poderá criar 83 mil empregos directos, até finais de 2021, no âmbito da aplicação do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), informou à Angop.

07/11/2020  Última atualização 13H35
Executivo está empenhado a diminuir o índice de © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues, no final do lançamento da plataforma digital E-Bumba.
Segundo a governante, estima-se que este número aumente com a integração dos empregos indirectos.Acrescentou que o Executivo está empenhado em diminuir o índice de desemprego, daí que, até Dezembro deste ano, o PAPE chegará às províncias do Bié, Huíla e Namibe, depois de ter já beneficiado os citadinos do Cuando Cubango, Uíge, Moxico e Luanda, com micro-créditos (equivalentes a mil dólares) e kits profissionais.

O PAPE lançado oficialmente a 4 de Outubro de 2019, no Cuando Cubango, consta dos programas do Estado angolano, que visa aumentar os níveis de empregabilidade, com vista o combate à pobreza e exclusão social.Aprovado por via do decreto presidencial 113/19 de 16 de Abril, o PAPE visa dinamizar um conjunto de acções e projectos para estimular o surgimento de 243 mil novos postos de trabalho até 2022.

Relativamente à plataforma tecnológica E-bumba, disse que permitirá a concretização efectiva do PAPE, tendo em atenção o mundo global de geração de oportunidades de trabalho para impulsionar a intermediação da prestação de serviços, fundamentalmente aos profissionais que actuam por conta própria.

O secretário-geral para a Juventude, Fernando João, afirmou que o E-Bumba é um projecto que vai impactar positivamente a juventude, na medida que permitirá a troca de serviços e o fomento de auto-emprego.Para o director para as tecnologias do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Matias Borges, o lançamento do E-Bumba demonstra o compromisso do Estado com a juventude na materialização das Acções tendentes a reduzir o desemprego.

E-Bumba é um aplicativo que conecta os formandos do sistema nacional de formação profissional dos demais organismos públicos e privados, e o mercado de trabalho. Dispõe de serviços que as sociedades pretendem consumir, tendo já registado mais de 200 profissionais.

Pode-se aceder ao E-bumba a partir de telefones de sistema android, através da Play Store. Até Dezembro estará disponível em Iphones. Esta actividade ficou ainda marcada com a entrega de micro créditos (equivalente a mil dólares cada ) a cinco cidadãos, além da entrega de seis motorizadas.

Especial