Economia

Cuango investe em sectores fora dos diamantes

Apesar do Cuango, província da Lunda-Norte, ser um município essencialmente diamantífero , a juventude local embuída agora pela visão empreendedora tendente à diversificação da economia, já começa a dar passos com fortes investimentos fora do ramo mineiro.

08/11/2020  Última atualização 17H07
© Fotografia por: DR
Os argumentos de razão  prendem-se com o facto de que , não obstante existirem grandes jazidas , o diamante  é  recurso esgotável ,daí que a aposta deve estar centrada em sectores  economicamente viáveis  e capazes de gerar rendimentos e criar  emprego para a juventude  que não encontra oportunidades em outras áreas , como é o caso  das minas cujo recrutamento é bastante selectivo.

A juventude do município do Cuango considera que a crise financeira que assola o país e o mundo  deve ser tida como excelente oportunidade para se criar novas ideias , estabelecer mecanismos eficazes com opções e perspectivas de investimentos para a sustentação da base económica local.

Em declarações ao Jornal de Angola  o jovem empreendedor da localidade diamantífera  do Cafunfo, município do Cuango , Bento Pedro, defendeu que para o éxito das políticas do governo, viradas à diversificação da economia,  as acções prioritárias  devem estar consubstanciadas nos sectores da agricultura , pecuária,  pescas, hotelaria, turismo,  cultura, comércio e  indústria.

São sectores que segundo avaliou estão carentes de investimentos na Lunda-Norte por conta da falta de incentivos  e inexistência de infra-estruturas de base, como energia eléctrica,água potável  e vias de comunicação, secundárias e terciárias em condições.
O empreendor está, nesse momento, apostado na construção de uma unidade hoteleira ainda por classificar pelas autoridades,  na localidade de Cafunfo , muito conhecido pelas suas potencialidades diamantíferas. Confirmou que já investiu mais de dois milhões dólares norte-americanos  nas obras do empreendimento.

Combate ao desemprego

Bento Pedro garantiu que com  a entrada em funcionamento da unidade, acredita que pode proporcionar um total de 50 postos de trabalho. Para ele, o desemprego deve ser também uma responsabilidade da classe empresarial.
Existem no município do Cuango empresas de exploração de diamantes , em que fazem parte cooperativas semi-industriais  que absorvem jovens locais e de  outros pontos, mas que ainda não resolvem de todo o  problema de desemprego.

Uma realidade que os empresários do Cuango pretendem  inverter com  apostas de investimentos nos sectores de crucial importância económica.

Plano do governo 

As autoridades locais têm um plano de promoção das potencialidades turísticas da província.
A garantia é da directora do gabinete provincial da Cultura , Turismo ,  Juventude  e Desportos, Esmeralda Maximata,  que considerou que o plano tem a ver com a necessidade de se atrair investigadores com  capacidade técnica e financeira para desenvolverem actividades de importância económica, a altura  das metas preconizadas pelas autoridades, facilitar eventuais necessidades de financiamento das iniciativas já existentes e  assistência técnica em acções de  consultoria dos projectos.