Política

Angola participa na Assembleia Mundial

Angola participa, a partir de hoje, em Genebra (Suíça), na 73ª Assembleia Mundial da Saúde, para, entre outros assuntos, definir o curso para a resposta e as prioridades globais de saúde, actualmente confrontada com a pandemia da Covid-19.

09/11/2020  Última atualização 08H49
© Fotografia por: DR
Uma nota da Missão Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas em Genebra  refere que a de-legação angolana é chefiada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
A reunião vai, igualmente, analisar uma proposta de re-solução que visa fortalecer a preparação dos países e garantir que eles estejam mais bem equipados para detectar e responder à Covid-19 e outras do-enças infecciosas.
A Assembleia Mundial da Saúde da OMS, a realizar-se num formato híbrido (presencial e virtual), até ao dia 14, terá como foco principal o estudo, análise e estratégia de como a pandemia global da Covid-19 pode ser vencida através da ciência, soluções, compromisso e solidariedade.
Segundo o programa da OMS, a Assembleia Mundial da Saúde conta com a presença de representantes de mais de 190 países, para discutir um plano de 10 anos que visa estancar doenças tropicais negligenciadas, além de outras enfermidades como a meningite, epilepsia e outras de carácter neurológico, nutrição e materno-infantil, bem como saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, desde Maio do ano transacto, os Estados membros adoptaram diversas decisões, incluindo a imunização, envelhecimento saudável, prevenção de câncer do colo do útero e tuberculose, cuidados oculares e segurança alimentar.
Para a representante de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacio-nais acreditadas em Genebra, Margarida Izata, a 73ª Assembleia Mundial da Saúde acontece numa conjuntura crítica de combate à pandemia da Covid-19.

Especial