Sociedade

Detidos membros de rede que adulterava combustível

Quatro indivíduos, de um grupo de sete, com idades entre 25 e 30 anos, pertencentes a uma associação de malfeitores, que se dedicavam ao tráfico ilícito de combustível e a sua adulteração, foram desmantelados, segunda-feira, em Luanda, por operativos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), apurou o Jornal de Angola.

26/02/2021  Última atualização 10H12
Há muito combustível adulterado para contrabando © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro
O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Investigação Criminal, (SIC-Geral), superintendente Manuel Halaiwa, disse que o grupo foi desmantelado parcialmente, por volta das 21h00, no Quilómetro 44, município de Icolo e Bengo, em Luanda.
A captura dos quatro indivíduos ocorreu em flagrante delito quando procediam ao transbordo de 20 mil litros de petróleo, para outros camiões-cisterna que continham gasóleo e gasolina, estacionados num quintal de grandes dimensões naquele município da capital.

 No quintal, explicou o superintendente Manuel Halaiwa, os acusados  faziam a adulteração ou mistura de combustíveis, numa proporção de 70 por cento de gasolina ou gasóleo, com 30 por cento de petróleo, com o objectivo de obterem maiores quantidades, para depois venderem na República Democrática do Congo (RDC).
Segundo a fonte do SIC, na RDC a compra de combustível vindo de Angola é paga em dólares, sendo que o vendedor obtém, com essa prática ilegal e desonesta, lucros fabulosos e passando o produto ao incauto comprador ou revendedor como se de gasolina ou gasóleo puro se tratasse.

Manuel Halaiwa fez saber que a  gasolina, gasóleo e petróleo são carregados a partir da base logística da Sonangol, na zona da Boavista, de forma lícita, pois são destinados para clientes da empresa petrolífera estatal, para os Postos de Abastecimento (bombas) e, no percurso, são desviados para aquele quintal onde os acusados fazem a adulteração.

Depois do carregamento efectuado, disse o oficial do Serviço de Investigação Criminal, são colocados selos nas bocas de descarga de cada camião que só são retirados no destino, mas os acusados vandalizavam esses objectos de protecção, sendo que muitos deles foram encontrados  espalhados pelo quintal, que serviram como prova.
No local, o SIC apreendeu 63 mil litros de gasolina já adulterados, um camião e uma viatura ligeira Toyota, modelo Yaris, que servia de apoio às acções maléficas. Os indivíduos serão presentes ao Ministério Público para a responsabilização criminal.


 Contrabando no Soyo

Três indivíduos identificados por Pepino, Didie e N.Z.J., com idades entre 31 e 55 anos, foram detidos, na segunda-feira, no bairro Gama, município do Soyo, província do Zaire, pelo Serviço de Investigação Criminal por contrabando de combustível.
O facto aconteceu às 2h00 da madrugada, num dos canais fluviais, quando os acusados foram interpelados a bordo de uma viatura de marca Sinotruck, cor branca, que transportava 19 mil litros de gasóleo com destino à República Democrática do Congo (RDC).
Manuel Halaiwa, explicou que os indivíduos detidos, assim como a respectiva mercadoria foram presentes ao Ministério Público.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade