Sociedade

Dez casos suspeitos deixam Kuvango em alerta máximo

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O município do Kuvango está em estado de alerta máximo após registar, nos últimos dias, os primeiros dez casos reactivos à Covid-19, revelou, ontem, o chefe municipal de Saúde Pública.

05/03/2021  Última atualização 08H40
O município do Kuvango está em estado de alerta máximo após registar, nos últimos dias, os primeiros dez casos reactivos à Covid-19, revelou, ontem, o chefe municipal de Saúde Pública. © Fotografia por: DR
Em declarações ao Jornal de Angola, Celso José Dala explicou que os dez casos reactivos fazem parte da mesma família. Os primeiros dois casos suspeitos, acrescentou, foram registados no dia 24 de Fevereiro, quando a equipa de resposta rápida foi accionada para avaliar a situação de duas crianças com sintomas da doença.
Na sequência dos resultados das duas crianças, as autoridades sanitárias submeteram mais oito membros da família, incluindo os pais, ao teste rápido de Covid-19, tendo sido também reactivos à pandemia. Os pais foram testados no município da Matala, onde se deslocaram para tratamento médico de outras patologias.

Nesta altura, 24 membros da mesma família cumprem a quarentena domiciliar no Kuvango, onde aguardam pelo resultado do teste de RT-PCR, que vai confirmar se são ou não casos positivos de Covid-19. Os pais foram transferidos para a cidade do Lubango e colocados em quarentena institucional na Centralidade da Quilemba.
Celso José Dala admitiu que o município do Kuvango regista, nesta altura, ruptura de testes rápidos, para dar continuidade ao rastreio dos contactos dos casos reactivos, e de material de biossegurança para as equipas de resposta rápida.

A directora do Gabinete Provincial da Saúde informou que o Kuvango é o último município da Huíla a registar casos suspeitos de Covid-19. Luciana Guimarães acrescentou que o Lubango continua a ser o epicentro da pandemia na província, com um total de 407 casos.
 
Quadro da pandemia
Ao falar sobre a estatística geral da província, a directora do Gabinete Provincial da Saúde referiu que 302 contactos dos contactos aguardam pelos resultados de RT-PCR para determinar o estado serológico.
Luciana Guimarães sublinhou que a Huíla conta com um cumulativo de 466 casos confirmados, dos quais 412 recuperados, 25 óbitos e 29 casos activos, distribuídos pelos municípios do Lubango, com 25, Jamba (3) e Humpata (1).

A directora do Gabinete Provincial da Saúde destacou a estratégia de vigilância comunitária como uma mais-valia que permite a identificação e controlo de casos suspeitos e ajuda no cumprimento da quarentena domiciliar.
Luciana Guimarães manifestou-se preocupada com o incumprimento de medidas de biossegurança e apelou aos cidadãos colocados em quarentena domiciliar a cumprirem à risca as orientações das autoridades sanitárias como forma de evitar a propagação do vírus.

"É cumprindo as medidas definidas pelas autoridades, mantendo-se em quarentena, que vamos conseguir controlar a propagação deste vírus e evitar o pior”, defendeu, exortando a colaboração de todos na denúncia de violações da cerca sanitária, pois o incumprimento acarreta multas pesadas.
Informou que a província dispõe, neste momento, de 850 testes rápidos para actividades de saúde pública e casos de viagens urgentes, numa altura em que já foi pedido o reforço do stock ao Ministério da Saúde.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade