Desporto

Dinamarca e Suécia disputam hoje a final

António de Brito

As selecções da Dinamarca e da Suécia disputam hoje, às 16h30, no Cairo Stadium Sports Hall, a final da 27ª edição do Campeonato do Mundo Sénior Masculino de Andebol, que a República Árabe do Egipto, acolhe desde o dia 13 do corrente.

30/01/2021  Última atualização 20H40
Suécia e Dinamarca dois pesos pesados têm a honra de encerrar hoje o campeonato do mundo no Egipto © Fotografia por: DR
Dinamarqueses (actuais campeões em título) e suíços cruzam-se pela primeira vez numa final da competição. A última vez que a Suécia disputou a final e ganhou foi em 1999, também no Egipto, após vitória sobre a Rússia (25-24).
Com distinção, os dinamarqueses chegam à decisão do troféu da prova mundial, sem qualquer derrota. Em dez jogos realizados registou igual número de vitórias, sendo três na fase de grupos, cinco no Main Round, quartos-de-final e meias-finais. 

Na fase regular da competição, a Suécia também passeou classe, visto que venceu os três desafios. Já no Main Round, os suíços venceram um e empataram dois, depois seguiram-se os triunfos nos quartos-de-final e meias-finais.
A final que opõe países nórdicos está a suscitar o mais vivo interesse por parte dos aficionados da modalidade, atendendo à rivalidade existente entre os contendores. Os dinamarqueses pretendem garantir a manutenção do troféu, ao passo que os suíços perseguem o "caneco” que foge há 22 anos.

Com base nos objectivos de ambas as selecções, espera-se um jogo de elevado grau de dificuldade e de desfecho imprevisível. Quer a Dinamarca quer a Suécia vão, certamente, bater-se pela posse do troféu do primeiro ao último minuto da contenda. Vai ser, seguramente, uma boa propaganda do andebol.
No histórico de jogos disputados, a Suécia leva ligeira vantagem, pois venceu 10, perdeu oito e empatou um. Marcou 434 golos e sofreu 426. A Dinamarca detém apenas um título mundial, sendo que a Suécia colecciona quatro troféus.

Para chegarem à final, a Dinamarca derrotou nas meias-finais, a Espanha, por 35-33, enquanto a Suécia eliminou a França, por 32-26, num jogo em que os suíços foram superiores em todos os aspectos.

Jogo do terceiro lugar

A anteceder a final, Espanha e França defrontam-se às 13h30, no Cairo Stadium Sports Hall, para a atribuição do terceiro lugar da competição. Depois de terem falhado a disputa do título, espanhóis e franceses viram os holofotes para a medalha de bronze, pelo que se espera um jogo intenso e de prognóstico bastante reservado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto