Cultura

Director da Cultura defende direitos de autor

O incentivo à criatividade artística no Huambo passa pela implementação dos mecanismos de asseguramento dos direitos de autor e conexos dos criadores locais, disse, ontem, o director do gabinete da Cultura, Juventude e Desportos, Jeremias Chissanga.

09/04/2021  Última atualização 10H00
© Fotografia por: DR
Desta forma, continuou, vai ser possível aos artistas locais conseguirem gerar emprego, renda e riqueza para o Estado e as próprias famílias. Porém, realçou, é preciso ter garantias válidas da protecção dos direitos de propriedade intelectual.Para Jeremias Chissanga, esse instrumento de protecção intelectual tem inúmeras vantagens e tem forte impacto no desenvolvimento das indústrias culturais e criativas. "É um factor de atracção do investimento externo”.

"As actividades de difusão de bens e serviços culturais representam maior dinamismo para o sector, razão pela qual merece mais atenção”, disse, realçando que, neste período, "o desenvolvimento da economia, através da cultura, é importante”.O director-geral do Serviço Nacional de Direitos de Autores e Conexos, Barros Licença, que visitou a província, deixou claro a importância dos direitos de autor enquanto factor de reconhecimento da criatividade e da valorização da produção nacional.
Cooperação
O reforço da formação dos artistas do Huambo e dos estudantes de História é parte essencial de um protocolo de cooperação assinado, terça-feira, entre o Instituto Superior das Ciências de Educação local (ISCED) local e o Gabinete Provincial de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto.

O acordo, criado com o objectivo de dotar os artistas e estudantes de conhecimentos sobre a cultura local, foi assinado por Mário Rodrigues, pelo ISCED do Huambo, e Jeremias Chissanga, pela direcção da Cultura.

O objectivo, esclareceram, é, ainda, promover a formação de quadros nas áreas ligadas à cultura e auxiliar a comunidade académica, em especial do curso de História, na identificação, classificação e catalogação do acervo museológico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura