Desporto

Dirigente defende manutenção de infra-estruturas desportivas

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

O director provincial do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Lunda, defendeu no Lubango, a necessidade da preservação e manutenção do parque infra-estrutural desportivo resultante dos ganhos da Paz e Reconciliação Nacional no país.

04/04/2021  Última atualização 08H50
Um pormenor do Estádio de Tundavala na cidade do Lubango com a relva já reabilitada © Fotografia por: Edições Novembro
Osvaldo Lunda destacou que a paz efectiva trouxe no desporto ganhos com particularidade realce na construção de novas infra-estruturas, sobretudo as erguidas no âmbito do CAN-2010, Afrobasket, CAN de andebol e mundial de hóquei em patins, que o país organizou.
Referiu que por conta disso, a província da Huíla ganhou um novo estádio nacional, um pavilhão multiuso e anexo nº 2. Apesar disso, sustentou, "é importante que mais do que construir, também apostemos na sua manutenção”.

Reconheceu que o país por conta da Covid-19 está a viver momentos menos bons e difíceis. "Mas temos que começar a olhar na construção e também na sua manutenção”. Revelou que infelizmente o pavilhão multiuso de Nossa Senhora do Monte faz muito tempo que não beneficia de obras de restauro.
"O Estádio nacional de Tundavala está em franca recuperação. E não falemos só das infra-estruturas aqui na Huíla, mas por toda Angola, há um pouco essa realidade da falta de manutenção ", citou.

Apelou que todos em conjunto devem trabalhar para poder recuperar as infra-estruturas para não danificarem.
Aos clubes, rogou, que devem criar condições de andar atrás de patrocínios para conseguirem manter e recuperar as suas infra-estruturas. "Que os clubes usem a Lei do Mecenato da melhor forma possível para conseguirmos ter cada vez mais infra-estruturas desportivas” apelou.

Osvaldo Lunda afirmou que um dos ganhos com a Paz e Reconciliação na província da Huíla, foi que no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), não existe nenhuma escola que está a ser construída sem espaços polivalentes.
Apontou que o gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos está a trabalhar com o sector da Educação da Huíla na massificação do desporto escolar.

Informou que o órgão que dirige está igualmente a trabalhar no sentido de nos próximos concursos públicos haja prioridades em vagas para os quadros formados pelo Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla (ISCED), no curso de Educação Física.  
Explicou que o Isced-Huíla está a formar técnicos superiores em educação física e desportos. "Por isso, queremos que estas pessoas sejam absorvidas pelas escolas para poderem formar os nossos petizes no desporto escolar”, frisou.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto