Mundo

Duma aprova retirada da Rússia do Tratado

A Câmara baixa do Parlamento russo (Duma) aprovou, ontem, a retirada da Rússia do Tratado de Céus Abertos, um acordo multilateral que garante a transparência sobre o controlo de armas entre trinta países.

20/05/2021  Última atualização 11H17
© Fotografia por: DR
No ano passado, sob a Administração do ex-Presidente Donald Trump, os Estados Unidos abandonaram o acordo.
Na Rússia, o Conselho da Federação (Senado) deve renunciar ao tratado no próximo dia 2 de Junho, o que significa que o país deixa de pertencer à aliança no próximo mês de Dezembro, disse, ontem, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov.

Os deputados na Duma ratificaram a renúncia ao tratado depois de o Presidente, Vladimir Putin, ter apresentado no passado dia 11 de Maio, na Duma, o projecto de lei para sair do acordo.
A intenção da Rússia foi comunicada em Janeiro, na sequência da saída dos Estados Unidos e pela "falta de progressos no momento de se eliminarem os obstáculos para a preservação do tratado sob novas condições”.

Na altura, a diplomacia russa explicou que a retirada dos EUA foi anunciada "sob um pretexto artificial”, ao acusar a Rússia de ter violado o acordo e afectando o equilíbrio dos interesses dos restantes países membros, atingindo "gravemente” o funcionamento do tratado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo