Economia

Economia chinesa cresce mais de 18%

A economia da China cresceu 18,3 por cento, no primeiro trimestre deste ano, em relação ao período homólogo de 2020, quando a actividade económica no país asiático paralisou, devido às medidas de prevenção contra a Covid-19.

19/04/2021  Última atualização 09H22
Consumo representou uma parte significativa do PIB chinês © Fotografia por: DR
Os dados anunciados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) são particularmente sonantes, já que o período homólogo representou a maior contracção da economia chinesa em mais de meio século. Entre Janeiro e Março de 2020, o país asiático adoptou várias medidas restritas de prevenção contra a Covid-19.

O GNE chinês observou que o crescimento da actividade, em comparação com o último trimestre de 2020, quando a actividade económica já tinha retomado a normalidade, fixou-se em 0,6 por cento.

A actividade da indústria transformadora, as vendas de automóveis e outros dados de produção e consumo recuperaram para níveis superiores ao período anterior à pandemia.
A economia "apresentou um desempenho estável, com uma base consolidada e um bom ímpeto de crescimento”, apontou o GNE, num relatório.

Os dados estão em linha com as expectativas dos analistas. Alguns alertaram, no entanto, que apesar do desempenho recente da economia chinesa, a recuperação ainda é incerta, face a novas vagas da Covid-19 que podem enfraquecer a procura global.

Entre Janeiro e Março do ano passado, a economia da China encolheu 6,8 por cento. O Governo chinês adoptou então medidas sem precedentes ao encerrar a maioria das fábricas, lojas e escritórios, para combater a doença, que foi pela primeira vez detectada na cidade de Wuhan, no final de 2019.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia