Mundo

Egipto acerta construção de um novo gasoduto

Os ministros da Energia israelita e egípcio concordaram, ontem, construir um novo gasoduto entre o campo 'offshore' Leviathan, no Mediterrâneo Oriental, e o Egipto, que irá permitir aumentar o fornecimento de gás natural liquefeito à Europa.

23/02/2021  Última atualização 07H00
Egipto aceita construção novo gasoduto © Fotografia por: DR
 Segundo a AFP, o acordo foi anunciado durante a visita a Jerusalém do ministro egípcio da Energia, Tarek al-Moulla, que manteve encontros com o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, com o chefe da diplomacia, Gabi Ashkenazi, e com o homólogo, Yoni Steinitz.

"As reuniões entre as nossas equipas tiveram o objectivo de reforçar a cooperação entre os nossos países no domínio da energia e, em particular, do gás natural”, afirmou o ministro egípcio, numa declaração conjunta, citada pela agência France Press.

"Os dois ministros concordaram com a construção de um gasoduto 'offshore', que ligará o campo de gás Leviathan (na costa israelita) a instalações de liquefacção no Egipto”, segundo fontes próximas das negociações, não identificadas, à AFP. O objectivo é "aumentar as exportações de gás para a Europa a partir das instalações de liquefacção no Egipto e satisfazer a crescente procura de gás natural por parte da Europa”, acrescentaram as mesmas fontes.

Os trabalhos no Leviathan - o maior projecto energético da história de Israel- foram lançados há uma década. Vários milhares de milhões de dólares investidos depois, o campo começou a produzir os primeiros barris de ouro azul em Dezembro de 2019 e alimenta a ambição de fazer do Estado israelita uma "potência” energética regional.

Pouco depois do lançamento da produção do Leviathan, o Egipto, o primeiro país árabe a assinar a paz com Israel, em 1979, anunciou as primeiras entregas de gás israelita, através do gasoduto submarino EMG, que liga a cidade israelita de Ashkelon a El-Arich.

Fonte próxima das negociações  foi incapaz de esclarecer se o novo gasoduto irá ser ligado ao EMG ou se o gás a escoar irá directamente do Leviathan para o Egipto. Descoberto em 2010, a 130 quilómetros da costa de Haifa, no Norte de Israel, o Leviathan contém recursos exploráveis de cerca de 605 mil milhões de metros cúbicos de gás natural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo