Mundo

Eléctrica moçambicana assina contrato de fornecimento de energia ao Lesoto

A Electricidade de Moçambique (EDM) celebrou um contrato de um ano de fornecimento de energia com o Lesoto, reforçando a rede daquele país com cinco a 35 megawatts (MW) de acordo com as necessidades sazonais, anunciou hoje em comunicado.

26/05/2021  Última atualização 12H20
© Fotografia por: DR
"A intensificação do comércio bilateral faz parte do plano de negócios da EDM 2020-2024", destacou a empresa pública moçambicana.O plano aposta "numa contribuição, cada vez maior, de energias renováveis" e tem como objectivo "acelerar o acesso universal dos moçambicanos a energia fiável e de qualidade, bem como exportá-la para os países vizinhos, diversificando a base da receita".
A EDM pretende consolidar a posição de Moçambique como "polo energético da região subsaariana do continente africano", acrescentou.O novo contrato foi rubricado pelo presidente do conselho de administração da EDM, Marcelino Gildo Alberto, e pelo director-geral da Lesotho Electricity Company (LEC), Mohato Seleke.
A duas firmas fazem parte da Southern Africa Power Pool, uma organização das empresas de electricidade da África Austral.A EDM integra a lista de fornecedores de energia do Lesoto desde 2008.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo