Política

Empoderamento da mulher nas prioridades do Governo

O Governo Provincial do Uíge tem em carteira e em execução várias acções que visam o empoderamento das mulheres na região, afirmou, ontem, no Bungo, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico.

10/03/2021  Última atualização 17H15
Empoderamento das mulheres © Fotografia por: DR
Segundo Maria Cavungo, as acções passam pela melhoria da qualidade no sector da Educação, onde muitas mulheres estão a ser formadas em diversas áreas do saber, no reforço da assistência médica e na formação profissional. "É uma data que deve servir para se reflectir sobre a luta das mulheres que continuam engajadas no combate à discriminação, à violência e outros maus-tratos que a mulher ainda enfrenta”, disse.
 
Valorização da mulher
 A inserção da mulher no mercado de trabalho contribui para o processo de transformação social, afirmou ontem, na cidade de Cabinda, o vice-governador local para o sector Técnico e Infra-estruturas.
Joaquim Maliche, que discursava no acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Mulher, sob o lema "Mulheres na liderança, rumo ao empoderamento económico em tempo de Covid-19", apontou Angola como país onde é visível a participação da mulher em todas as esferas da sociedade.
 
Violência contra a mulher
O governador em exercício da Lunda-Sul, Evanerson Varo Caputo, repudiou, ontem, em Saurimo, todo o tipo de violência praticada contra a mulher, como agressões físicas, assédio moral e sexual, que contribui para a redução da sua capacidade cognitiva e de auto-estima.
O governante, que falava durante o acto alusivo ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, destacou a importância que esta franja da sociedade representa, desde a concepção e geração de vidas humanas, capacidade intelectual, harmonia da família e o poder de persuasão em conflitos sociais.

Contributo da mulher
O papel da mulher no desenvolvimento político, social e económico do país foi destacado, ontem, em Malanje, pelo vice-governador para área Política e Social, Domingos Eduardo. O governante, que falava no acto provincial do 8 de Março, acrescentou que a mulher continua a desempenhar um papel preponderante nos  vários domínios da vida social, económico, político e no  combate à violência doméstica e ao analfabetismo.

António Capitão | Uíge
 Leonor Mabiala | Cabinda
Flávia Massua | Saurimo
Luísa Victoriano | Malanje

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política