Economia

Empresas dos EUA na corrida aos Mulenvos

Hélder Jeremias

Jornalista

O Governo está interessado na participação de duas empresas norte-americanas, a Advanced Disposal e a Clean Harbors, bem como da britânica Biffa High Wycomb, no concurso público internacional lançado para a gestão e valorização do Aterro Sanitário dos Mulenvos, revelou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento.

09/04/2021  Última atualização 12H00
© Fotografia por: DR
Milton Reis, que falava durante o "briefing” semanal com a imprensa, revelou que, pouco mais de uma semana depois de o concurso ter sido lançado, a 29 de Março, ontem, 23 empresas nacionais e estrangeiras tinham apresentado propostas, mas permanece o interesse em convidar aquelas três companhias internacionais.

A atribuição da gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos é realizada por meio de um concurso público internacional limitado por prévia qualificação, quando um determinado número de empresas é convidado a apresentar propostas, circunscrevendo o universo da licitação.A decisão do Executivo é a de que, no concurso, participem empresas com experiência e capacidade na gestão e reciclagem de resíduos, assim como bem familiarizadas com este segmento da economia, declarou Milton Reis, revelando que o Ministério da Economia e Planeamento accionou mecanismos diplomáticos para informar as empresas, por intermédio das embaixadas dos dois países em Luanda, do interesse das autoridades angolanas.

"A tramitação para se fazer chegar os convites conta com o apoio das representações diplomáticas dos respectivos países”, indicou o secretário de Estado, acrescentando que se espera, por essa via, a obtenção de contactos virtuais com os líderes dessas empresas.

A intenção de convidar três das maiores empresas internacionais do sector, apontou, está ligada a um estudo de mercado que aponta inúmeras vantagens económicas que o país pode obter com o alto nível tecnológico detido por cada uma dessas companhias.

Milton Reis reafirmou que as candidaturas serão submetidas ao mesmo critério de avaliação, tendo em conta que a gestão e valorização compreende várias especialidades e que o objectivo é a celebração de contratos na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). As inscrições terminam a 29 do presente mês.

Aprovado pelo Despacho Presidencial 34/21, de 24 de Março, o Projecto de Concessão para a Gestão do Aterro dos Mulenvos prevê a triagem e valorização dos resíduos sólidos através da reciclagem, venda de produtos reciclados, compostagem, incineração, biogás e produção de energia. A operação conta com uma linha de financiamento do Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA), tendo como perspectiva a resolução dos elevados problemas na limpeza de Luanda, em função do envolvimento de vários actores que a cadeia empregar, desde a recolha até à reutilização. 
Estima-se que Luanda produz 3,3 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que 45 por cento desta produção tem potencial para a reutilização como matéria-prima para a indústria, 35 por cento tem potencialização para a reutilização como fertilizantes, ao passo que os restantes 20 por cento poderiam ser utilizados na produção de energia eléctrica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia