Mundo

Erdogan mobiliza muçulmanos para travar confrontos em Jerusalém

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, está envolvido em intensos contactos diplomáticos por telefone com o objectivo de impedir o prosseguimento do uso da força por Israel contra a população palestiniana, anunciou, ontem, o seu gabinete.

11/05/2021  Última atualização 07H00
Confrontos continuam a fazer vítimas palestinianos © Fotografia por: DR
De acordo com a fonte , Erdogan  já  contactou , desde a noite de segunda-feira, o rei do Malásia, os líderes do Qatar, Kuwait e Jordânia, com o objectivo de garantir uma forte posição conjunta de nações muçulmanas contra Israel.

O presidente turco, que denunciou veementemente as acções repressivas israelitas no complexo da mesquita Al-Aqsa durante o mês de jejum do Ramadão, também manteve conversações com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, e com o líder do Hamas, Ismail Haniyeh.
O conflito surge num momento em que a Turquia estaria alegadamente a tentar restaurar os laços com Israel.

Os dois países retiraram os seus embaixadores em 2018, após os Estados Unidos transferirem a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, uma decisão que implicou massivos protestos dos palestinianos.
No final do dia de segunda-feira, milhares de manifestantes desfilaram junto à embaixada de Israel em Ancara e no consulado de Istambul em protestos contra a política israelita, ignorando as restrições no país devido à covid-19.

A tensão em Jerusalém Oriental, a zona palestiniana da cidade ocupada e anexada por Israel, tem aumentado nas últimas semanas e os confrontos na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha e sagrada para muçulmanos e judeus, entre palestinianos e polícia israelita causaram centenas de feridos nos últimos dias.

Ainda na segunda-feira, a violência aumentou com o lançamento de rockets da Faixa de Gaza contra Israel e ataques aéreos israelitas contra este território palestiniano que provocaram dezenas de mortos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo