Sociedade

Escolas dotadas de materiais de limpeza e de biossegurança

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, procedeu, ontem, no Dundo, município do Chitato, à entrega simbólica de materiais de limpeza e de biossegurança para as escolares locais , no âmbito das acções de prevenção à pandemia da Covid-19.

26/01/2021  Última atualização 08H42
Distribuição de materiais de higiene e de biossegurança para Escolas Primárias © Fotografia por: Edições Novembro
No âmbito do Projecto Aprendizagem Para Todos ( PAT) , financiado pelo Banco Mundial, o Ministério da Educação disponibilizou um fundo de 54,7 milhões de kwanzas à província da Lunda-Norte para aquisição de materiais de limpeza e de biossegurança para as escolas, tendo em vista a prevenção e combate à pandemia da Covid-19.
Em declarações à imprensa, o técnico de contabilidade do PAT na Lunda-Norte, Ernesto Santos Costa, explicou que o fundo atribuído ao Gabinete Provincial da Educação, está enquadrado na criação de condições para o reinício das aulas nas escolas do Ensino Primário, previstas para o dia 10 de Fevereiro, depois da suspensão temporária em Março do ano passado, por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo Ernesto Santos Costa, além do Ensino Primário, a distribuição de materiais de higiene e de biossegurança deverá beneficiar também as escolas do I e II ciclos. Ou seja, as 185 escolas existentes na província da Lunda-Norte estão também contempladas.
A entrega simbólica dos, meios de limpeza e de biossegurança  aconteceu no município do Chitato, no pátio da Escola dos ex-Cavalos , sendo que as instituições das outras circunscrições  vão receber o material gradualmente, garantiu o responsável. Os gestores das 35 instituições de ensino do município do Chitato receberam os materiais que vão permitir assegurar as medidas de prevenção à Covid-19 no seio dos alunos, professores e outros utentes.

Ernesto Santos Costa explicou que em termos de materiais de limpeza , com fundo atribuído pelo ministério de tutela, por via do Projecto Aprendizagem Para Todos, foi possível adquirir meios como lixívia, baldes para depósito de lixo, de limpeza , esfregonas, vassouras e luvas de borracha reutilizáveis.
Quanto a materiais de biossegurança, de protecção individual e de higienização, para prevenção ao novo coronavírus, as escolas estão dotadas com dois tanques com capacidade de armazenamento de 500 litros de água cada , baldes com torneiras, álcool gel e máscaras faciais e viseiras ,  sendo estas últimas para os professores.

Ernesto Santos Costa sublinhou que o Gabinete Provincial da Educação da Lunda-Norte conseguiu, com base no dinheiro disponibilizado, comprar uma quantidade considerável de materiais de limpeza e de biossegurança, que se espera sejam racionalmente utilizados, para ajudar a mitigar as dificuldades que as escolas enfrentam. Ernesto Santos Costa explicou que foram adquiridos 19.284 litros de lixívia, 257 depósitos de 500 litros de água, 710 baldes com torneira, 218 para o depósito de lixo, 472 de limpeza, igual número de esfregonas e 654 vassouras.
Ernesto Santos Costa garantiu que consta ainda do conjunto de materiais, 168 bidões de 5 litros cada de álcool gel, 3.294 viseiras para professores e 500 luvas de borracha reutilizáveis.

 
Produção de sabão

No dia 14 do mês de Fevereiro, inicia no município de Chitato uma acção formativa dirigida a 40 formadores para a produção de sabão caseiro para as escolas da Lunda-Norte, anunciou Ernesto Santos Costa.
Segundo o responsável, o programa está também inserido no Projecto Aprendizagem para Todos, financiado pelo Banco Mundial, tendo em vista o combate à pandemia da Covid-19 nas escolas.

Cada município  deverá indicar quatro pessoas para serem capacitadas e, posteriormente, formarem os produtores para os centros locais de sabão. A previsão é que cada centro municipal  produza diariamente 150 barras de sabão.
Por sua vez , o director do Gabinete Provincial da Educação da Lunda-Norte, Frederico Barroso, referiu que o projecto de produção de sabão visa, essencialmente, dotar as escolas com capacidade para assegurar a prevenção contra a Covid-19, no seio dos alunos, professores e outros utentes.

Questionado sobre as condições tendentes ao reinício das aulas nas escolas do Ensino Primário, Frederico Barroso garantiu que , com a  entrega dos materiais de limpeza e de biossegurança está tudo a postos para o arranque das aulas no dia previsto.
Frederico Barroso salientou que as autoridades vão certificar  para que em todas as escolas do Ensino Primário da Lunda-Norte se observem as medidas de distanciamento físico,  sobretudo nas salas de aula.
A título de exemplo, o director do Gabinete Provincial da Educação indicou que as carteiras devem necessariamente estar separadas, uma da outra, entre, metro e meio e dois metros. Ao todo , só no Ensino Primário , na Lunda-Norte estão matriculados no presente ano lectivo mais de 90 mil alunos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade