Cultura

Escritor Lopito Feijó reafirma identidade

O poeta e crítico literário Lopito Feijó distinguido, na quarta-feira, em Luanda, com o Prémio Literário Guerra Junqueiro da Lusofonia 2020, ao qual considera um incentivo para continuar a escrever com ousadia e perspicácia sobre as questões da sociedade moderna.

23/04/2021  Última atualização 10H00
Autor de “Doutrina” recebe reconhecimento de carreira © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro
Para o autor, a homenagem é um prestígio e resume os 40 anos de trabalho em torno da poesia. O prémio, referiu, demonstra que a cultura literária angolana está já a ser conhecida além-fronteiras e com mais investimento pode conquistar novos e mais mercados.  
O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, considerou a atribuição do Prémio Guerra Junqueiro ao escritor Lopito Feijó um engrandecer das letras angolanas e um motivo de prestígio ao autor, considerando-o um dos poetas mais importantes da sua geração, detentor de uma obra que abarca várias direcções. "É um poeta voltado à africanidade e em particular à angolanidade. O prémio vai fazer com que outros poetas trabalhem mais”, referiu. 

A curadora do Prémio Guerra Junqueiro, Avelina Ferraz, disse que a escolha do autor se deveu ao seu trabalho em prol da divulgação da literatura, bem como a inspiração patriótica. "Falamos de dois homens simples, humildes, patriotas e humanistas, Guerra Junqueiro e Lopito Feijó, que têm grandes preocupações com a sociedade, cultura e o desenvolvimento do país”.

Poeta e ensaísta, João André da Silva Feijó nasceu a 29 de Setembro de 1963, no Lombo, Malanje. Licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda, o autor despertou para a poesia aos 22 anos de idade. Lopito Feijó tem no mercado, entre outros, os livros "Doutrina”, "Andarilho e Doutrinário”, "ReuniVersos Doutrinários”, "Pacatos & Doutrinários Recados”, "Imprescindível Doutrina Contra”, "Doutrinárias Lâminas Doutrinárias” e "Doutrina com Fabulações”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura