Mundo

Espanha coloca África entre as prioridades

A Espanha lançou, ontem, uma investida diplomática em África, a qual visa marcar o continente como uma prioridade política, com um plano ambicioso para construir laços económicos e institucionais mais estreitos.

30/03/2021  Última atualização 07H50
Pedro Sanchez efectua visitas a alguns países africanos © Fotografia por: DR
O Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse que queria "transformar esta década, década da Espanha em África”.

Pedro Sanchez deverá visitar o Senegal e Angola entre 7 e 9 de Abril.
O chefe do Governo espanhol revelou o plano "Africa Focus 2023” num evento para esse feito, em Madrid, com a presença do Presidente do Ghana, Nana Auko-Addo, dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Ghana e Senegal, o responsável de Comércio Estrangeiro do Quénia e o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina.

A Espanha teve poucas possessões coloniais em África em comparação com outros países europeus, mas Sanchez observou que o continente fica a apenas algumas dezenas de quilómetros de distância da costa Sul de Espanha. Sanchez descreveu a Espanha como "a porta de entrada do Sul da Europa” para África.

Dezenas de milhares de migrantes africanos ansiosos por entrar na Europa fizeram uso dessa curta distância para cruzar o Mar Mediterrâneo até Espanha nos últimos anos, no que é uma viagem perigosa. A Espanha tem trabalhado com o Governo dos países do Norte de África num esforço para conter estas viagens.
Sanchez disse que a "falta de oportunidades” está a fazer as pessoas a migrarem e que o investimento espanhol em África poderia ajudá-los a ficar nos seus países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo