Desporto

Espanhol Josep Clarós é o novo seleccionador

Armindo Pereira

Jornalista

O novo seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Josep Clarós Canals "Pep", que rendeu no cargo o brasileiro José Neto, tem a chegada ao país prevista para o próximo dia 24 de Maio, com o objectivo de resgatar o título de campeão africano.

29/04/2021  Última atualização 10H38
Currículo e experiência do treinador convenceram o número um na hierarquia federativa © Fotografia por: Agostinho Narciso / Edições Novembro
Natural de Barcelona, Espanha, o treinador de 52 anos, com vínculo contratual de quatro meses, foi anunciado, ontem, pelo presidente da Federação Angolana da modalidade (FAB), Moniz Silva, durante a conferência de imprensa, na sede da instituição.
Antes de orientar os hendecacampeões na 30ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket/Rwanda'2021, de 17 a 29 de Agosto, em Kigali, Pep Clarós vai tentar garantir uma vaga para Tóquio, durante a disputa do Torneio Pré-Olímpico, em Split, na Croácia, a decorrer entre 29 de Junho e 4 de Julho.

"Inicialmente negociámos um contrato de quatro meses, e depois em função do que ocorrer, veremos. Não havia condições para fazer mais em função das escassez de recursos. É um treinador com vasta experiência,  creio eu que no final vamos ficar satisfeitos. Espero que tenhamos sucesso e consiga fazer-nos sonhar com o título”.

Moniz Silva pretende uma equipa competitiva para atacar o Afrobasket, sem descurar uma boa participação na Croácia. Questionado sobre as razões para a escolha recair ao mercado espanhol, o presidente da FAB revelou que Pep Clarós seguiu o campeonato nacional pela plataforma digital YouTube. 

"A escolha não foi muito por ser espanhol, mas por ter um currículo que se enquadra nas nossas pretensões para a Selecção de Angola. Temos bons treinadores, naturalmente que o combinado angolano vai ficar com um nacional no momento certo", disse.            

Para os próximos compromissos internacionais , a direcção da federação anunciou a chamada de mais de 30 jogadores. Depois de indicados os atletas que vão trabalhar na Selecção de Honras, os outros continuam para  a disputa da vaga para a "Selecção B, que vai disputar um torneio internacional em data e local por indicar. "Pretendemos criar condições para competir num torneio e, deste modo, garantir a continuidade, tranquilidade e a transição sem muitos sobressaltos”, acrescentou Moniz Silva.

Os jogadores que militam no exterior desembarcam na capital no dia 15 de Maio, 13 dias antes da divulgação da convocatória da Selecção Nacional. Os trabalhos de preparação arrancam no dia 1 de Junho.  Segundo o vice-presidente da FAB, Sílvio Lemos, devido ao período de quarentena a que estará submetido o seleccionador, caberá aos adjuntos darem início aos trabalhos de campo. Ao que tudo indica, os coadjuvantes do espanhol serão angolanos.  A divulgação dos nomes está dependente de acertos administrativos. Tão logo os contratos sejam rubricados, a FAB pretende tornar público os nomes dos escolhidos para integrarem o corpo técnico.   
"Se não houver nenhum contratempo, no dia 6 de Junho partimos para o estágio pré-competitivo em Barcelona. Permanecemos em Espanha até dia 24, antes de seguir viagem para a Croácia, palco do Pré-Olímpico".   

 
Currículo de Josep Clarós
 
Bacharel em História Contemporânea,  pela Universidade de Barcelona, como técnico principal,  Pep Clarós esteve à frente da selecção de El Salvador (1994-1995), México (2010-2013) e Egipto (2014-2015), além de presenças em 16 finais  de campeonatos/taças com equipas de 12 países distintos, tendo conquistado dez títulos, em sete nações.
Juntam-se também cinco distinções de Melhor Treinador nas competições domésticas no Canadá, América do Sul e Europa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto