Sociedade

Estrada Cuchi/Cutato concluída em Outubro

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

As obras de reabilitação dos 52 quilómetros do troço rodoviário Cuchi/Cutato, na Estrada Nacional 280, que vai permitir a ligação, por estrada asfaltada, entre a província do Cuando Cubango e da Huíla, serão concluídas em Outubro do corrente ano, garantiu o director do consórcio Inzag e Gauff, encarregue da execução dos trabalhos.

03/05/2021  Última atualização 12H18
Estão a ser reabilitados 52 quilómetros cujas obras ficaram orçadas em 58 milhões de euros © Fotografia por: Carlos Paulino | Edições Novembro
Miguel Costa, que falava no final de uma visita de avaliação que o governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, efectuou ao longo da referida estrada, disse que os trabalhos tiveram  início em Setembro de 2019 e até agora foram asfaltados cerca de 15 quilómetros, o que corresponde a 45 por cento de execução física.

Orçadas em 58 milhões de euros, financiados pelo Governo alemão, a estrada asfaltada, que vai ligar a cidade de Menongue às províncias do Cunene e Namibe, passa pela Huíla, terá nove metros de largura, com duas faixas de rodagem cada, de 3,5 metros, e bermas de um metro, nos dois sentidos.

Salientou que, se não fosse a pandemia da Covid-19, a empreitada já estaria concluída, tendo em conta que, devido a esta doença que assola o país, foram obrigados a paralisar as obras no ano passado, durante cinco meses.
Explicou que, devido à época chuvosa, não foi possível dar continuidade aos trabalhos em mais de 17 quilómetros já preparados para receber asfalto. Acrescentou que os trabalhos decorrem a bom ritmo e actualmente estão a ser concluídas as dez passagens hidráulicas ao longo da estrada, terraplanagem, pavimentação e as valas de drenagem.

Miguel Costa disse que esta empreitada permitiu empregar 830 pessoas, das quais 50 por cento jovens da província do Cuando Cubango, que beneficiaram do primeiro emprego. O governador Júlio Bessa manifestou-se satisfeito com o andamento e qualidade das obras que estão a ser executadas, uma vez que vão garantir melhor circulação de pessoas e mercadorias, assim como as trocas comercias entre o Cuando Cubango e a Huíla.

"Estamos a trabalhar na reabilitação dos 52 quilómetros que vão ligar, por estrada asfaltada, a cidade de Menongue à província da Huíla", disse o governador, acrescentado que a execução desta empreitada é em resposta ao clamor dos habitantes do Cuchi.
Anunciou que tão logo terminar este troço vão arrancar as obras de reabilitação da estrada Caiundo/Catuitui, Cuangar/Calai e Dirico, num percurso de 496 quilómetros.

Segundo o governador, o Executivo angolano conseguiu um financiamento do Governo alemão de um bilhão de dólares, para reabilitar esta importante estrada internacional, que vai catapultar o desenvolvimento socioeconómico do Cuando Cubango, por ser uma via que permite a ligação da província com os países da Namíbia, Zâmbia, Botswana, Zimbabwe e África do Sul.
Garantiu que, ainda este ano, está previsto o arranque dos trabalhos no troço Caiundo/Savate, num percurso de 170 quilómetros, devendo as obras progredir, paulatinamente, até ao município do Dirico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade