Economia

Estradas degradadas travam escoamento de produtos

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Os agricultores da comuna do Mbave, no município da Chicala Cholohanga, na província do Huambo, lamentaram o actual estado de degradação das estradas na região, uma situação que tem provocado a deterioração de centenas de toneladas de produtos agrícolas, com destaque para a batata-rena e doce, cebola, tomate, mandioca, ginguba e hortícolas.

22/01/2021  Última atualização 12H35
© Fotografia por: DR
Os agricultores  Jacinto Ramalho e Aurélio Herculano disseram ao Jornal de Angola que as péssimas condições das vias, sobretudo num dos troços da Estrada Nacional 120, que liga a comuna do Mbave e a sede do  município da Chicala Cholohanga, têm estado a condicionar o escoamento dos produtos para os grandes centros de consumo.
Apelaram ao Governo da Província do Huambo, por via das brigadas do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), no sentido de averiguar o estado actual neste troço”, salientando de que se está a ficar agastado com a situação, uma vez que produzem e não conseguem escoar a produção para os principais mercados o país."Os produtos acabam por se estragar. É preciso que se resolva este problema, porque muitos estão a abandonar o campo e tantos outros mostram-se desmotivados”. 

O regedor da localidade do Mbave, Veríssimo Cavunje, considerou que a reabilitação, urgente, da estrada alavancará o desenvolvimento sócio-económico da região. "Dificilmente, nesta localidade, chegam carros. A estrada está péssima. Só mesmo de motorizada”, realçou. A estrada, disse, tinha beneficiado, em 2017, de obras  de requalificação, que consistiram na desmatação, substituição dos solos  e  terraplanagem. Mas, devido às fortes chuvas, foi-se degradando, novamente, até  tornar-se intransitável. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia