Sociedade

Estudante angolano vence olimpíadas na Bulgária

O jovem angolano Eliseu Bessa, estudante do ensino superior na República da Bulgária, venceu as Olimpíadas Nacionais de Matemática daquele país, realizadas recentemente, um certame em que era o único estrangeiro.

23/05/2021  Última atualização 10H29
Embaixador na Bulgária Alcino Izata e o jovem Eliseu Bessa © Fotografia por: DR
Como prémio de vencedor das referidas Olimpíadas Nacionais de Matemática a nível do ensino superior, Eliseu Bessa recebeu uma medalha de ouro e um diploma de mérito.
Depois da vitória alcançada por Bessa, a comunidade de estudantes angolanos da Academia Naval Nikola Vapsarov, em Varna (Bulgária), comprometeu-se apostar cada vez mais com os estudos e prometeu continuar a trabalhar para que Angola continue a ser bem representada naquele país do Sudeste europeu.

Já em Sófia, capital da Bulgária, representantes diplomáticos de Angola, Brasil, Espanha, Argentina e Cuba juntaram-se, no dia 15 último, para as celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebrou a 5 de Maio.
A actividade, que ocorreu no Centro Cultural Português de Sófia, foi testemunhada por professores e alunos da Universidade de Sofia e da Rede de Ensino Português na Bulgária, além dos referidos embaixadores.

Durante o evento, soube o Jornal de Angola, os representantes dos países presentes foram convidados a ler trechos de obras de autores de Língua Portuguesa, com destaque para Pepetela, Luís de Camões, Eça de Queirós e Sophia Andresen.
O momento permitiu, uma vez mais, salientar a importância dos laços entre Portugal e os países da comunidade lusófona e celebrar a intercompreensão entre países e povos com forte proximidade linguística e cultural, cristalizada na ideia de unidade na diversidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade