Cultura

Etu Lene estreia peça no centro Kilamba

O grupo de teatro Etu Lene estreia segunda-feira, às 20h00, no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, o espectáculo “Surra no feminino”, uma peça cuja história gravita em torno de um jovem, Da Cobardia (interpretado por Ezequiel José), que era órfão de pai.

05/03/2021  Última atualização 08H25
Grupo de teatro leva ao espaço cénico aspectos do quotidiano © Fotografia por: DR
Em consequência de ser órfão de pai, o jovem vivia com a mãe. Ele quando cresceu, viu várias vezes o pai a surrar a mãe. Logo, o rapaz cresceu pensando que bater na mulher era normal.
Quando se juntou à primeira esposa, nada mais sabia fazer senão agredir a mulher com violência, achando ele que era normal. Chegou mesmo a provocar  um "aborto” à primeira mulher, Isabel (interpretada por Bela Armando). Para Nga Pacaça (Gracieth de Jesus), era normal ver o filho maltratar a nora.

Da Cobardia, homem que vendia charme, teve o azar de  namorar com uma moça chamada mamã Paca. Não sabia que Paca era o diminutivo de "pacaça”, um animal selvagem bom em dar cabeçadas.
Também não sabia que a mamã Paca (interpretada por Raquel José), treinara artes marciais. Certo dia, o jovem teve uma grande discussão com a moça perante a mãe, que instigava o filho a bater na namorada. Quando ele tentou investir violentamente contra a rapariga ... "assustou só, já passou na mulumba” e foi projectado com violência para o chão perante o olhar incrédulo da mãe.

O grupo notabilizou-se na década de 1990 com esta peça no programa televisivo "Em Cena” da Televisão Pública de Angola.
O Etu Lene, fundado em 26 de Abril de 1993, já representou 20 obras, entre as quais "O Feiticeiro e o Inteligente”, "Uiji Uijia” e "O Kubele” exibidas em Luanda e noutras províncias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura