Mundo

Ex-Presidente Menen morre aos 90 anos

O ex-Presidente argentino Carlos Menem faleceu, ontem, aos 90 anos, segundo fontes do hospital Los Arcos de Buenos Aires, onde estava internado desde 15 de Dezembro.

15/02/2021  Última atualização 11H53
O antigo Chfe de Estado argentino sofria de várias patologias © Fotografia por: DR
Menem, que foi Presidente da Argentina entre 1989-1999, foi transferido para o hospital devido a uma infecção urinária que lhe provocou problemas cardíacos. Na véspera de Natal teve de lhe ser induzido o estado de coma devido a uma insuficiência renal, embora depois o seu estado de saúde tivesse melhorado, mas acabou por morrer ontem.

Advogado de profissão, Menem foi Presidente durante dois mandatos consecutivos, após ter sido governador de La Rioja, a sua província natal, entre 1973 e 1976.
Em 1976, Menem foi preso depois do golpe de Estado que terminou na última ditadura e novamente em 1983 até iniciar a sua campanha presidencial para as eleições de 1989. O ex-Presidente argentino,  que exercia o cargo de senador pelo Partido Justicialista (Peronista), foi hospitalizado várias vezes nos últimos meses.

O político também lutava contra problemas cardíacos.
Natural da província de La Rioja, Menem governou a Argentina com um programa neoliberal. Durante sua gestão, estabeleceu a paridade cambial de um peso igual a um dólar, que posteriormente eclodiu na pior crise do país em 2001. O ex-mandatário teve três filhos de dois casamentos: o primeiro com Zulema Yoma e o segundo com a ex-Miss Universo chilena Cecília Bolocco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo