Política

Executivo aposta na melhoria da qualidade do corpo docente

Edna Mussalo

Jornalista

O Executivo iniciou, ontem, a implementação de cursos de mestrado em Metodologias Específicas de Ensino para a formação de formadores de docentes para o ensino pré-escolar, primário e ensino da Língua Portuguesa no ensino secundário.

12/05/2021  Última atualização 08H30
Ministro de Estado para a Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior pediu maior entrega e engajamento dos mestrandos © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
A formação, que se enquadra no Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente, tem a duração de dois anos e vai decorrer nos Institutos de Ciências da Educação (ISCED)  da Huíla, Benguela e Luanda, em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Ao intervir na cerimónia de abertura, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel  Nunes Júnior, afirmou que o curso de mestrado em Metodologias Específicas de Ensino servem para promover a qualidade do ensino em Angola, pois vai contribuir para aumentar as qualificações dos formadores de professores que atenderão a educação pré-escolar, o ensino primário e o ensino da Língua Portuguesa no ensino secundário.

Explicou que o programa vai ser ministrado por docentes do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), com a participação de docentes angolanos que serão pares pedagógicos, por meio da co-ministração de unidades curriculares.Este processo, disse, vai permitir uma transferência mútua de conhecimentos que proporcionarão aos docentes angolanos oportunidades de desenvolvimento de competências profissionais centradas na melhoria das práticas de ensino e de coordenação pedagógica na escola.Na primeira edição, indicou, são beneficiados 97 docentes, alguns na condição de mestrandos e outros de pares pedagógicos. "São todos docentes das nossas instituições de formação de professores que têm agora a oportunidade de aumentar o seu grau académico e melhorar as suas competências profissionais", salientou.

O ministro de Estado explicou que a qualidade foi um dos principais critérios que presidiu à criação destes cursos de mestrado, começando pelo perfil de entrada definido para os candidatos. "Apenas foram seleccionados candidatos com experiência docente e com uma média igual ou superior a 14 valores obtida nos cursos de licenciatura correspondentes à área em que se candidataram", sublinhou Manuel Nunes Júnior.Aos mestrandos foram atribuídas bolsas de estudo pelo Executivo, através do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo, estando dispensados das suas actividades lectivas para que se possam dedicar em tempo integral à actividade de formação."Pedimos a todos vocês a maior entrega e engajamento para que adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para actuarem como agentes da mudança qualitativa que estamos a levar a cabo na formação de professores", disse o ministro de Estado, dirigindo-se aos mestrandos.

Manuel Nunes Júnior reconheceu que o sistema de ensino no país é, ainda, caracterizado por "profundas insuficiências, sobretudo no que respeita à qualidade dos professores a todos os níveis. No mundo moderno, acrescentou, o principal factor produtivo já não são as má-quinas, nem mesmo o capital financeiro. "O factor produtivo que faz com que as sociedades cresçam infinitamente e prosperem é o conhecimento. É por esta razão que, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, uma atenção muito especial tem sido dada à qualidade do corpo docente, de modo a assegurar que as funções docentes sejam exercidas por professores devidamente qualificados e com um bom desempenho técnico e profissional".

O ministro de Estado destacou a aprovação, pelo Executivo, em 2018, do Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente, que visa assegurar que as funções docentes na educação pré-escolar, no ensino primário e em cada disciplina do I e II ciclos do ensino secundário sejam garantidas, em cada província, por professores devidamente qualificados e efectivamente motivados e preparados para o efeito.Destacou, ainda, a relevância estratégica da cooperação com Portugal, fruto do Memorando de Entendimento no domínio da formação e gestão do pessoal docente, rubricado pelos dois países em Novembro de 2018, durante a visita do Presidente João Lourenço a Portugal. "Esta parceria permitiu a participação neste programa do Instituto de Educação da Universidade do Minho, en-quanto instituição com vasta experiência na formação de professores em metodologias específicas de ensino", disse.
Nova forma de fazer cooperação
Presente na cerimónia, o embaixador de Portugal, Pedro Passos e Costa, referiu que os mestrados em Metodologias Específicas de Ensino, apoiados por Portugal, surgem integrados no contexto mais vasto e multidimensional da cooperação Portugal-Angola na área do ensino, mas correspondem, também, a uma nova forma de fazer cooperação que deve ser assinalada e realçada. Ao contrário de outros projectos, disse, o modelo de desenho e de implementação destes Mestrados, bem como a selecção do parceiro técnico português são da inteira responsabilidade das entidades angolanas.
O apoio da Cooperação Portuguesa, acrescentou, é feito com base na avaliação positiva da qualidade do projecto, da qualidade e capacidade dos parceiros portugueses, dos seus impactos expectáveis e da sua coerência com os objectivos identificados no Plano Estratégico de Cooperação e no Memorando de Entendimento sobre cooperação no domínio da formação e da gestão pessoal docente celebrado entre os dois países em 2018.

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