Sociedade

Executivo intensifica apoio às famílias vítimas da seca no sul do país

As províncias do Sul do país afectadas pela seca, em especial a do Cunene, continuam a beneficiar de acções de reforço da capacidade logística e alimentar no quadro do Programa Emergencial de Apoio às Populações das Províncias do Sul do País Afectadas pela Seca.

14/04/2021  Última atualização 22H00
Acções são de carácter imediato e de existência social às populações afectadas © Fotografia por: DR

Neste âmbito está em execução um programa de fornecimento de produtos diversos como bens da cesta básica, vestuários, calçados, proteínas e alimentos nutricionais.

 

Na programação inicial em curso as províncias do Cunene e do Namibe, por apresentarem um quadro mais preocupante, beneficiaram de 735 toneladas de produtos diversos. Nos próximos dias o processo de assistência às populações será reforçado com o aumento do fornecimento de produtos diversos para província do Cunene e Namibe bem como da Huila e Cuando Cubango.

 

Ainda âmbito do Programa Emergencial as províncias referidas beneficiaram de meios técnicos de apoio como kits de construção, tractores, camiões e motos cisternas e de furos de água.

 

Além das acções de carácter imediato e de existência social às populações afectadas, está em curso a Execução de Projectos Estruturantes, lançados nas províncias do Cunene e do Namibe, que visam a construção de mini-barragens e represas para melhoria do sistema de abastecimento de água às populações e promoção da sua auto-sustentabilidade, através da prática de culturas locais, cujos resultados serão visíveis a médio prazo.

 

Equipas técnicas do Executivo, através do Sistema de Protecção Civil, têm acompanhado sectorialmente a situação nas respectivas províncias particularmente no apoio directo às famílias, no processo de manutenção e reabilitação dos meios técnicos de apoio bem como a construção dos projectos estruturantes no domínio da energia e água, transportação e distribuição de meios em colaboração com os Governos Provinciais e produtores nacionais

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade