Política

Executivo mantém aposta na melhoria da qualidade de vida da juventude

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Executivo vai continuar a munir os jovens com ferramentas para a sua participação no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) .

14/04/2021  Última atualização 16H14
© Fotografia por: Edições Novembro

 A garantia foi dada esta quarta-feira, (14), pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento, no Dundo, capital da Lunda-Norte, durante o acto central do Dia Nacional da Juventude Angolana, que hoje se assinala.

 

Ana Paula do Sacramento Neto disse estar convencida de que  o empreendedorismo é a melhor via para se mitigar o problema do desemprego e assegurar a participação da juventude na diversificação da economia nacional. 

 

Projectos 

 

Apesar do  actual cenário  marcado pela  crise económica e a pandemia da Covid-19, a ministra assegurou que o  Executivo continua apostado na melhoria da qualidade de vida da juventude. 

 

As questões da  juventude, reconheceu, são transversais mas o seu pelouro tem estado a desenvolver um conjunto de projectos de impacto social e económico  para os jovens.  

 

Entre as principais  acções, Ana Paula do Sacramento Neto destacou  o projecto de orientação  económica para jovens empreendedores que está a ser implementado pelo Instituto  Angolano da Juventude  ( IAJ) e  Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas ( INAPEM).    

 

De acordo com a governante, os projectos visam desenvolver as habilidades empreendedoras dos jovens através da  formação e qualificação profissional para a vida económica  e fomentando o auto-emprego. 

 

Destacou também que o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) está a despertar e a inspirar os jovens ao  mercado de trabalho e empreendedorismo.

 

Lembrou que nos últimos dois anos foram aprovados dois instrumentos legais que reforçam o papel do Estado  quanto à protecção e apoio para  a juventude e das respectivas organizações, nomeadamente a Política Nacional da Juventude e a institucionalização do Prémio Nacional da Juventude.  

 

A ministra da Juventude e Desporto defendeu também que os jovens angolanos devem ser  os  agentes promotores da paz, desenvolvimento, valores  cívicos e morais  da sociedade. 

 

Este ano, as jornadas Abril Jovem decorrem sob o lema "Juventude: a força da Nação".  

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política