Sociedade

Executivo traça estratégia para combater a pobreza

Alberto Quiluta

Jornalista

O Executivo está a trabalhar para reduzir o índice da fome, pobreza e vulnerabilidade, com a criação de pequenas cooperativas agrícolas, mediante a distribuição de produtos diversos, garantiu, ontem, em Luanda, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

17/04/2021  Última atualização 12H40
© Fotografia por: Maria Augusta | Edições Novembro
Ao receber um grupo de jornalistas do projecto "Andar o País pelos caminhos da agricultura e desenvolvimento”, Faustina Alves disse que a visita em oito províncias serviu para radiografar a real situação dos projectos agrícolas e empresariais.Em 26 dias, os jornalistas percorreram as províncias de Malanje, Uíge, Cuanza-Norte,    Cuanza-Sul, Bié, Huíla, Huambo e Benguela, para constatarem, no terreno, a realidade dos projectos agrícolas, propriedades familiares, pólos de desenvolvimento e fazendas.

A governante aproveitou a oportunidade e solicitou o apoio da comunicação social, e do grupo de jornalistas na divulgação dos programas e projectos sociais, que dependem do bem-estar das famílias nas comunidades. Sublinhou que, desta forma, a população será melhor informada sobre as grandes realizações do Executivo, viradas para a satisfação dos cidadãos, para o desenvolvimento humano. Por sua vez, o jornalista da Luanda Antena Comercial (LAC), Pedro Fernandes, disse que, através do projecto "Andar o País”, foi possível apresentar os problemas estruturantes que afectam os agricultores, com destaque na agricultura familiar e das unidades agrícolas empresariais, para que haja maior atenção e proximidade das autoridades nas comunidades.

 "É preciso que o Governo esteja mais próximo das comunidades do interior, porque, em muitos locais, por onde passamos, não sentimos a presença das autoridades”, alertou. No entanto, acrescentou: "existe muitas pessoas que precisam de apoio, sobretudo agora por causa da estiagem que afecta a zona Sul do país”.

 Pedro Fernandes fez saber que a situação da fome e da seca na área dos Gambos é do conhecimento do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, porque a primeira fase do ano agrícola está subaproveitada, tudo por causa da seca. Por isso,  solicitou ao Executivo para  encontrar a melhor via de resolução dos problemas que afligem as comunidades.

 Maria Laviete, também jornalista da LAC, prometeu, dentro de alguns dias, entregar ao MASFAMU o relatório das províncias por onde passaram. Recordou que a falta de estrada, comunicação e serviços sociais em vários municípios dificulta o desenvolvimento dos mesmos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade