Política

Exigida celeridade na validação de diplomas

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, exigiu, ontem, no Huambo, maior celeridade das instituições universitárias no envio de processos ao INAAREES (Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior), para facilitar a ho-mologação dos diplomas.

07/04/2021  Última atualização 08H26
Secretário de Estado do Ensino Superior © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
O INAAREES  é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com a missão de promover e monitorar a qualidade das condições técnicas, pedagógicas e científicas dos serviços prestados pelas instituições de ensino universitário.

Após constatar o grau de funcionamento da reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos, o secretário de Estado disse ser necessário que as instituições de ensino superior tenham maior dinamismo e responsabilidade no envio dos processos para a base de dados do INAAREES, para evitar constrangimentos na localização dos requerentes.

Citado pela Angop, Eugénio Silva referiu que, apesar da desburocratização dos serviços da instituição, com a criação da base de dados, ainda regista-se morosidade das faculdades e institutos superiores no envio dos documentos, constituindo, deste modo, num entrave para a homologação dos diplomas nos prazos estabelecidos.

"A partir do momento em que um estudante submete o pedido e envia os documentos a reconhecer, o sistema faz a procura automática e se o nome já estiver na base de dados o reconhecimento é feito e, na sequência, recebe a notificação para pagar os emolumentos”, esclareceu.

O secretário de Estado informou que o Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação está a trabalhar para a publicação, em breve, de alguns cursos de licenciatura a serem ministrados por algumas instituições de ensino superior privado no Diário da República. No cumprimento da agenda de trabalho de três dias ao planalto central, Eugénio Silva vai manter encontros com responsáveis das instituições de ensino superior públicas e privadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política