Economia

Exploração de manganês em Malanje arranca este mês

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

A mina de Kitota, no município de Cacuso, volta a produzir manganês ainda este mês, depois da primeira tentativa de exploração, em 1975.

06/04/2021  Última atualização 22H07
Mina de Kitota, no município de Cacuso, volta a produzir manganês © Fotografia por: DR

Numa primeira fase, a empresa MN- Kitota – Exploração Mineira e Comércio Lda prevê iniciar com uma exploração de 10 toneladas de manganês, por mês, e aumentar para 40, até finais deste ano, segundo fez saber o responsável, Miguel Sérgio.

O projecto vai ter duas fases de exploração uma a céu aberto e a segunda subterrânea, daqui a dois anos. Miguel Sérgio assegurou que o projecto de exploração de manganês proporcionou 20 empregos directores aos jovens nacionais residentes nos arredores da mina em exploração.

O director Nacional dos Recursos Minerais, André Buta Neto, esteve em Malanje, para uma visita de avaliação dos preparativos para o arranque dos trabalhos de exploração de manganês.A empresa MN_Kitota Exploração Mineira e Comércio Lda, está licenciada, desde 2020, para a exploração de manganês numa numa concessão de 576 quilómetros quadrados, na área situada entre os municípios de Samba Caju (Cuanza Norte), Calandula e Cacuso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia