Cultura

Exposição “Olhares Cruzados” assinala 9 de Maio no Camões

Os fotógrafos angolanos e europeus residentes em Angola estão convidados, pelo Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, a participarem na exposição colectiva “Olhares Cruzados - A Europa em Angola”.

22/03/2021  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR
As candidaturas para a selecção dos participantes podem ser realizadas até ao próximo dia 28, seguindo as indicações do convite disponível na página do Camões:  (https://linktr.ee/camoesangola).
A exposição pretende colocar em contacto fotógrafos angolanos e europeus a trabalharem em conjunto numa reflexão sobre as intersecções entre as culturas europeia e angolana, em particular pelo modo como os direitos fundamentais da União Europeia são observados por olhares com origem nas duas culturas.

O resultado da interacção entre europeus e angolanos culminará na selecção de um conjunto de fotografias a integrarem a exposição, que será inaugurada no próximo dia 9 de Maio numa cerimónia de comemoração do Dia da Europa.
Um júri, constituído por três elementos, vai determinar a atribuição de três prémios, concedidos pelo BFA – Banco de Fomento Angola, às melhores fotografias: 1º prémio no valor de um milhão de kwanzas; 2º prémio seiscentos mil kwanzas; e 3º prémio trezentos e cinquenta mil kwanzas.

O convite, dirigido a cidadãos angolanos e da União Europeia residentes em Angola, decorre em duas fases. Num primeiro momento, serão seleccionados os fotógrafos com base em fotografias que ilustrem os diferentes âmbitos dos seus trabalhos, a serem submetidas por correio eletrónico até ao próximo dia 28 de Março.
Os seleccionados serão integrados em equipas de dois elementos (um europeu e um angolano) que terão de apresentar um trabalho sobre os temas da exposição relacionados com os valores e princípios presentes na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: Dignidade Humana, Liberdades, Igualdade, Solidariedade, Cidadania e Justiça.

Uma sessão de esclarecimentos online será realizada hoje, pelas 17h00, por forma a esclarecer dúvidas e iniciar o envolvimento dos fotógrafos interessados em participar nesta exposição. Posteriormente serão realizados seminários para promover o diálogo e o conhecimento sobre os temas da exposição, que devem servir de inspiração para as obras.
As diferentes etapas de preparação da exposição, designadamente o convite com as condições de participação e o formulário de inscrição na sessão de esclarecimentos, vão ser divulgadas na página do Camões: (https://linktr.ee/camoesangola).

A exposição, que pretende promover a reflexão e o diálogo intercultural entre a Europa e Angola, está a ser desenvolvida no âmbito da Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE2021).


  Ar-Ma Galery
Mulheres artistas expõem "Libertas”

Uma exposição colectiva denominada "Libertas” foi inaugurada na sexta-feira e fica patente até ao dia 10 de Abril, na Ar-Ma Galery, no Distrito Urbano da Maianga, em Luanda, para celebrar o dia internacional da mulher. A exposição é resultado de uma colecção feminina das artistas plásticas Débora Kasoarte, Marisa Kingica, Imaculada Tchitanga, Rosa de Luna, Pemba e Mariana Kumenda.

A porta voz da exposição, Marisa Kingica, disse ao Jornal de Angola que a exposição é uma iniciativa de capital importância para o resgate das artes plásticas no feminino. "É uma actividade que poderá fazer renascer o trabalho das mulheres desta classe. Precisamos que as pessoas apareçam e comprem os quadros que estão aqui expostos”. A exposição colectiva "Libertas” é organizada pela Associação Jovens Artistas do Futuro (JAA), que tem se distinguido como um novo colectivo de artes para promover diversas actividades culturais sobretudo as artes plásticas.
Edvaldo Lemos

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura