Desporto

FAB liquida dívida com Will Voigth

Melo Clemente|Kigali

Jornalista

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) pagou trezentos e cinquenta mil dólares, ao ex-treinador dos hendecampeões africanos, William Voigth, cumprindo à risca o acordo saído do Tribunal Arbitral do Desporto, instância a que o técnico recorreu para ver saldada a dívida.

03/02/2021  Última atualização 07H00
Técnico norte-americano, William Voith. © Fotografia por: Edições Novembro
O facto foi revelado, ontem, ao Jornal de Angola, por José Moniz da Silva, presidente de direcção da instituição reitora da modalidade no país. "Felizmente, a direcção da Federação,  com apoio incondicional do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), conseguiu saldar a dívida que tínhamos com o técnico norte-americano, William Voith. Foram trezentos e cinquenta mil dólares”, revelou José Moniz da Silva, que assumiu os destinos da FAB a 27 de Novembro de 2020.

Aquele dirigente fez saber, por outro lado, que o montante pago resultou do acordo saído do Tribunal Arbitral do Desporto. "O técnico norte-americano havia recorrido junto do Tribunal Arbitral do Desporto, onde aprestou a queixa contra a direcção da FAB. Fomos notificados e acabamos por acatar a decisão deste organismo, e pagamos ao técnico a quantia de trezentos e cinquenta mil dólares”, disse.

José Moniz da Silva mostrou-se radiante pela forma como o MINJUD se empenhou para colocar termo À "novela”, que já levava muitos capítulos. "Temos que reconhecer o papel preponderante que o Ministério, na pessoa da ministra Ana Paula do Sacramento Neto, desempenhou para a resolução deste diferendo, que opunha a direcção da FAB e o técnico norte-americano, William Voith”.
O técnico havia sido contratado pelo então presidente da FAB, Hélder Martins da Cruz "Maneda”, num processo considerado de risco, numa altura em que o país estava mergulhado numa crise profunda, resultante da baixa do preço do barril do petróleo no mercado internacional.

William Voigth conseguiu de forma sofrível apurar o "cinco” Nacional para a fase final da Copa do Mundo da "bola ao cesto”, decorrida na China, em 2020. Nesta prova, os hendecampeões africanos ocuparam o 27º  lugar, num universo de 32 selecções.
Com o pedido de demissão do então presidente da FAB, Hélder Martins da Cruz "Maneda”, que forçou a criação da Comissão de Gestão, o técnico viu o vínculo laboral interrompido.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto