Desporto

FACI aposta na descoberta de talentos

A descoberta de talentos para o reforço das selecções nacionais nos próximos tempos e a implementação do sector feminino figuram entre as prioridades imediatas da Federação Angolana de Ciclismo, que tomou posse na terça-feira, em Luanda.

25/03/2021  Última atualização 18H19
© Fotografia por: DR
Para o efeito, a presidente de direcção reeleita, Cremilde Rangel, afirmou à imprensa que serão criadas condições para o surgimento de núcleos em municípios e comunas para a descoberta de potenciais ciclistas.
Quanto ao sector feminino, referiu tratar-se de um trabalho de incentivo e massificação que já decorre, sobretudo na província do Bengo. Cremilde Rangel, que ficará à frente da federação no quadriénio 2020/2024, adiantou que o objectivo é encontrar talentos visando uma Selecção Nacional capaz de elevar o nome de Angola nas competições dentro e fora de África.


DIREITO DE RESPOSTA
Bai Sicasal Petro reage à notícia.

Antes de mais fazemos votos de que esta missiva encontre V. Excia e a equipa que dirige de boa saúde e disposição.
Excia,
A equipa BAI Sicasal Petro de Luanda tomou conhecimento no sábado, 13, de uma notícia publicada pelo Jornal de Angola, na página 29, Editoria de Desporto, com o título "FACI apela legalização do BAI SICASAL PETRO DE LUANDA.

Segundo a noticia "o candidato para a área desportiva da Federação Angolana de Ciclismo, Osvaldo Manuel, afirmou, na cidade do Lubango, que o facto de a equipa do BAI SICASAL PETRO DE LUANDA participar em provas internacionais não impede o direito da sua legalização".
Em face desta acusação que consideramos ser infundada, a equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA informa a opinião publica nacional o seguinte:

l. A equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA foi constituída aos 17 de Maio de 2017, por via da assembleia geral, realizada no clube de acordo com os estatutos;
2. No mesmo ano foi admitida na Associação Provincial de Ciclismo de Luanda (APCIL) e na Federação Angolana de Ciclismo (FACI), cumprindo todos os pressupostos para a sua legalização e constituição.

3. Em 2018 a FACI apresentou um processo de candidatura à União Ciclistica Internacional (UCI) enviado pela equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA, a solicitar a sua inscrição como equipa UCI CONTINENTAL (Profissional), saliente-se que na história do Ciclismo Angolano é a primeira e (única filiada como estatuto de Profissional membro UCI.

4. No dia 30 de Novembro de 2020, tal como faz todos os anos, a equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA enviou uma carta a Federação Angolana de Ciclismo, com a relação nominal dos atletas e corpo técnico, a solicitar a reconfirmação para a sua inscrição da época de 2021, assim como também dar continuidade a ser equipa UCI CONTINENTAL(profissional).

5. No dia 4 de Dezembro de 2020 a FACI iniciou o processo de inscrição da nossa equipa na UCI, para que pudéssemos novamente ter acesso às competições dos Calendários UCI-AFRICA-TOUR e UCI- INTERNACIONAL. (Europa), conquistadas por direito próprio de participar com convites directos;

6. Este processo foi encerrado no dia 4 de Janeiro de 2021, faltando apenas a FACI validar a relação nominal dos ciclistas, devido a um erro em que trocaram a nacionalidade do nosso ciclista DANIEL PAIVA, ao em vez de Angolano o inscreveram como Português, dado ao processo eleitoral os membros cessantes aproveitam-se desta situação para não finalizar o processo UCI 2021.

7. Recordar que este ano a equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA já participou em várias competições internas do calendário de provas época 2021, organizadas pela Associação Provincial de Ciclismo de Luanda e pela ORPRD¬ANGOLA, Organização de eventos desportivos registada na FACI.

Fruto do seu bom desempenho desportivo, organização e compromisso com a modalidade, a equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA alcançou no ano passado (2020) a 23 posição do ranking africano das melhores equipas, na recente actualização feita pela União Ciclista Internacional (UCI), com 125 pontos.
A recente classificação deve-se aos grandes resultados alcançados nas duas maiores corridas de África do nível UCI 2.1, o TROPICAL AMISSA BONGO, no Gabão, e o TOUR DO RWANDA, corridas disputadas em Janeiro e finais de Fevereiro de 2020, tendo participado também numa das mais importantes competições do mundo, a Volta a Portugal em 2019.

Saliente-se que todas estas participações só foram possíveis por a equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA reunir todos os requisitos legais internos e externos, que lhe permitem ter acesso às mais rigorosas e importantes provas de ciclismo em África e noutros continentes.

Assim sendo, tendo em conta que o Jornal de Angola não cumpriu o exercício do contraditório, somos a solicitar a publicação dos devidos esclarecimentos, por forma a repor o bom nome e credibilidade granjeados pela equipa BAI SICASAL PETRO DE LUANDA.
Cientes de que o assunto merecerá a vossa maior atenção, subscrevemo-nos com estima e consideração.
Luanda, aos 17 de Março de 2021

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto