Sociedade

Famílias de Camacupa perderam mais de 40 mil toneladas de cereais

Mais de 90 por cento da produção do município de Camacupa, província do Bié, é dominada pela agricultura familiar, que perdeu, na primeira época de plantação da campanha 2020/2021, entre 40 e 45 mil toneladas de cereais, por causa da estiagem.

20/05/2021  Última atualização 09H50
© Fotografia por: Edições Novembro
Noventa mil toneladas foi a projecção de rendimento para a produção, na primeira época da campanha agrícola 2020/2021, no município de Camacupa, das culturas praticadas localmente, essencialmente feijão, batata rena e milho. Contudo, foram perdas no cultivo de feijão que mais comprometem os indicadores gerais de produção do município.

"Daquilo que eram as nossas expectativas, podemos ter um rendimento de 50 por cento do que esperávamos para a primeira época da campanha agrícola 2020/2021”, informou o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas de Camacupa, Esperançoso Evaristo Sachicambe.
O sector agrário de Camacupa está fortemente alicerçado na agricultura familiar que, na presente campanha agrícola, teve mais de 30 mil famílias envolvidas, que trabalharam num espaço de 67.804 hectares, nos quais foram plantadas diversas culturas que constituem a base de alimentação da população local.

De acordo com  Esperançoso Evaristo Sachicambe, influenciaram negativamente na produção 2020/2021 os problemas climáticos, principalmente a estiagem que se registou entre Novembro de 2020 e Fevrereiro de 2021, que resultou em baixos níveis de produção na primeira e segunda épocas agrícolas.
Como solução, explicou, "temos vindo a incentivar as famílias camponesas a fortificarem o cultivo de hortaliças e de culturas mais resistentes à seca, como mandioca e batata-doce, para minimizarmos o impacto negativo que tivemos durante a estiagem”.

Na campanha agrícola 2019/2020, o município de Camacupa teve, com base na agricultura familiar, um rendimento total de 70 mil toneladas, com a produção de diversas culturas, nomeadamente milho, leguminosas, variedades de feijão, tubérculos e diversas hortaliças e frutas. Além da actividade agrícola e piscícola, as famílias desenvolvem, também, a pecuária, criando gado bovino, caprino, ovino e suino.

Armando Estrela | Camacupa

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade