Economia

Fazenda exporta até 400 toneladas por semana

O volume de banana exportado pela Novagrolíder aumentou 45 por cento entre Janeiro e Abril, quando as remessas para o exterior se situam entre 300 e 400 toneladas, acima das 220 toneladas por esse mesmo período de tempo no ano passado, anunciou o administrador do grupo.

05/05/2021  Última atualização 11H00
© Fotografia por: DR
João Macedo, que falava ao Jornal de Angola para reagir à notícia da liderança angolana da produção de banana no continente africano, declarou que a Novagrolíder prevê exportar 19 mil toneladas para Portugal, Espanha, África do Sul, Polónia, França, Itália, Marrocos, sendo que os três últimos começaram a importar no início do ano, de acordo com o administrador. 
O empresário considera que a qualidade da banana produzida em Angola "é internacionalmente aceite”, chegando a competir com as melhores marcas do mundo como "Chiquita” e "Del Monte”, da Costa Rica e Estados Unidos. Mas lamentou os altos custos de produção, agravados pelas dificuldades de importação de pesticidas, adubos e matéria-prima para embalagem, factores que têm contribuído para a redução dos ganhos. Para este ano, a Novagrolíder prevê produzir mais de 75 mil toneladas de banana, fruto do aumento de 40 hectares sobre os 650 já existentes destinados à produção de fruta. Na segunda-feira, o Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIA) replicou informações divulgadas pela da FAO, em Dezembro, atribuindo a  Angola a liderança da produção de banana em África.

João Macedo considerou que, embora o país tenha atingido, há anos, a auto-suficiência na produção de banana, a nível de agricultura familiar ainda não apresenta a qualidade desejada para exportar. "Penso que, até ao momento, só a Novagrolíder é que exporta banana. Muitas fazendas e culturas familiares produzem apenas para o mercado paralelo e ainda não apresentam qualidade exigida internacionalmente para exportar. É preciso que o Estado crie condições para que, efectivamente, o país seja um exportador, porque ainda encontramos muitos constrangimentos”, declarou. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia