Mundo

FBI alerta para novas insurreições

As forças de segurança dos EUA estão em alerta, após a invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, por apoiantes do Presidente cessante, Donald Trump.

13/01/2021  Última atualização 12H11
FBI recebeu informações de que um grupo armado © Fotografia por: DR
Um boletim interno do FBI, divulgado pela rede ABC, na segunda-feira, afirmava que outros episódios, ainda mais violentos, podem acontecer nos próximos dias. Segundo o jornalista Aaron Katersky, o comunicado afirma que "estão a ser organizados novos protestos armados em todos os 50 capitólios estaduais de 16 até, pelo menos, 20 deste mês e no Capitólio federal de 17 a 20".

O FBI está a investigar, também, alguns grupos que estão a apelar a ataques às sedes do Legislativo caso o Presidente Trump seja destituído do cargo antes do dia 20, quando  deixará a Presidência oficialmente após a tomada de posse de Joe Biden.

Nos últimos dias, os pedidos para que Trump abandone a Casa Branca intensificaram tanto do lado dos democratas - que pediram ao Vice-Presidente Mike Pence  para accionar o 25º artigo da Emenda da Constituição - quanto alguns republicanos.

 De acordo com o comunicado, o FBI recebeu informações de que um grupo armado está a planear  viajar para a capital Washington no próximo sábado, para novos protestos. Com isso, um alerta foi enviado à Polícia e outros órgãos de segurança em todo o país e a expectativa é que os capitólios estaduais tenham um reforço de policiamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo