Desporto

Federação promove formação de gestores

Um seminário para organizadores de eventos, gestores de clubes e núcleos sobre regras de jogo de xadrez será realizado, brevemente, pela Federação Angolana da modalidade (FAX), em Luanda.

14/01/2021  Última atualização 11H15
Órgão reitor da modalidade está a apostar na formação © Fotografia por: Eduardo pedro | Edições Novembro
A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo presidente da entidade, Tito Martins,  quando anunciou a realização, no mês passado, de um outro seminário dirigido a Instrutores de Desenvolvimento (DI), nacionais (NI) e treinadores da FIDE (FT).
 "A aposta na formação faz parte das linhas de força deste mandato, e é a base de sustentação de muitas actividades planeadas pela federação”, disse Tito Martins. No curso de treinadores (FT) participaram Sérgio Miguel, do ASA, e Alexandre Nascimento (Team Líder FT).

A FAX conta com seis novos Instrutores Nacionais (NI), nomeadamente Apolinário José, do Cunene, Vander Lácio Manuel e Eduardo Pascoal (Luanda), Vicente da Silva (Huíla), Abílio Ribeiro (Cu-anza-Sul) e Tito Martins. A federação formou também dez Instrutores de De-senvolvimento. Trata-se de Franklin Daniel e Maximi-no António, ambos da província do Cunene, Frei Cristóvão, Delfina João, Francisco Andrade, José Fernando e Santo António (Luanda), Samuel Ngaimoco (Namibe), António Abreu e Brachecgues Chaves (Huíla).  

Tito Martins acrescentou que a formação foi ministrada pelos monitores licenciados pela FIDE, os portugueses António Fróis e Sérgio Rocha. No final da formação, Tito Martins agradeceu à direcção da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), por ter auxiliado a Confederação Africana (ACC) na realização do seminário de treinadores na língua portuguesa."Desta vez, beneficiaram os treinadores, depois dos árbitros e directores de provas. Brevemente serão os gestores comerciais e de plataformas digitais”, anunciou o dirigente federativo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto