Sociedade

Feira Tecnológica distingue vencedores

Manuela Gomes

Jornalista

O prémio Inovação da 12ª Edição da Feira Tecnológica do Instituto Médio de Telecomunicações (FIT ITEL 2021) foi atribuído ao projecto “Controlo e monitorização de pontos de recolha de encomendas”, desenvolvido por dois estudantes finalistas do curso de informática, Susana da Silva e André Nhanda.

20/05/2021  Última atualização 10H07
© Fotografia por: Mequias Machangongo| Edições Novembro
O projecto, também denominado "Melhor da Feira”, foi desenvolvido ao longo dos anos de formação e visa fazer o seguimento e  monitorização de espaços e áreas de recolha de encomendas, de modo a tornar rápido e fácil a prestação das empresas e satisfação de clientes.      
Na cerimónia que marcou o encerramento da 12ª Edição da Feira Tecnológica do Instituto Médio de Telecomunicações (FIT ITEL 2021), o segundo lugar foi atribuído ao projecto "Sistema de monitoramento para Agricultura”, da também estudante finalista do curso de Informática, Albertina Kiavuvu.


O "Observatório Celeste - Aplicação e a realidade aumentada do sistema solar” venceu o prémio na categoria de sistemas multimédia, seguido do melhor projecto do curso de Electrónica e Telecomunicações "Save and breassing”.
Foi, igualmente, premiado o vencedor dos "Jogos electrónicos”, reconhecimento atribuído ao estudante João Paulo. O prémio "Fair Play” foi atribuído ao projecto "Kimbo kuya”, uma iniciativa conjunta do Instituto Médio de Telecomunicações, INFRASAT e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Comunicações (FADCOM).   
O projecto "Kimbo Kuya” é um programa desenvolvido no âmbito do plano do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias e Comunicação Social "Info-inclusão”, que visa acabar com o défice da comunicação no país e levar a telefonia às zonas mais recônditas do país.   
O projecto é desenvolvido por meio de uma pequena cabina, que funciona com sistema solar e dá acesso a chamadas de voz, à Internet, dados e outros aplicativos.  


Entre os vários projectos tecnológicos expostos pelos jovens finalistas do ITEL, numa parceria com investidores da área, destacam-se o de rastreio de áreas mais afectadas pela Covid-19, o de inclusão de software e hardware e outros que podem ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus.
Um outro projecto, que também mereceu grande atenção dos visitantes da 12ª Edição FIL ITEL 2021, é o "ITEL Digital Digital TEC”, que tem como objectivo facilitar as compras e serviços sem o uso de dinheiro.  



Os prémios 


Os vencedores da 12ª Edição da Feira Tecnológica do Instituto Médio de Telecomunicações (FIT ITEL 2021) foram contemplados com computadores, telemóveis, tables, auriculares, estágio remunerado e bolsas de estudos numa das universidades, pública ou privada, à sua escolha.   
O director do Instituto Médio de Telecomunicações, André Pedro, que procedeu ao encerramento da feira,  assegurou que os prémios não serão partilhados entre os vencedores, como aconteceu nas edições anteriores, mas que cada um terá o seu.  


Durante a cerimónia foi ainda atribuído, pela primeira vez, o "Prémio Carreira”, a um dos mais antigos professores da instituição, Manuel Neto.  
O professor,  já em idade de reforma, agradeceu o gesto. "Os meus 42 anos a ensinar nesta instituição faz de mim um educador orgulhoso, pois, hoje existe nesta escola directores e professores que foram meus alunos”.    
Segundo o director do ITEL, esta distinção (prémio carreira), vai ser atribuída nas próximas edições para reconhecer os trabalhadores que, já em idade de reforma, deram o melhor de si para o engrandecimento da instituição.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade