Cultura

Feitos da poetisa polaca reconhecidos em Angola

Edvaldo Lemos | Caxito

Jornalista

A escritora e poetisa polaca Wislawa Szymborska foi homenageada quarta-feira, em Angola pela União dos Escritores Angolanos (UEA), durante um acto que serviu também para celebrar o 25º aniversario do Prémio Nobel de Literatura, que a escritora recebeu em 1996, e as festividades do Março Mulher.

22/03/2021  Última atualização 10H15
Diplomata polaco ficou satisfeito com a distinção da escritora © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
O embaixador da Polónia em Angola, Piotr Mysliwiec, agradeceu o gesto da União dos Escritores Angolanos, tendo acrescentado que nunca viu os poemas de Wislawa sendo musicados.
"Na minha opinião, esta homenagem foi única e diferente, serviu para homenagear mais um aniversário do 25 anos do Prémio Nobel de Literatura recebido por ela. Também nunca vi os seus poemas a serem musicados, mas hoje vi aqui em Angola.  Estou muito feliz. Também já foi decidida que a obra de Wislawa Szymborska será depositada no banco do arquivo mundial, para as futuras gerações conservarem os seus escritos e ser partilhada com o mundo pelo menos 500 anos” disse o diplomata.

O evento foi apresentado pelo escritor Luís Kandjimbo que valorizou a relação que a UEA manteve com a embaixada polaca, tendo criticado a forma como as entidades angolanas vêm menosprezando a cultura nacional, sobretudo a poesia.
"As redacções deveriam dar mais importância aos assuntos culturais, basta olhar  para os noticiários para ver que a cultura não tem espaço, principalmente a poesia não tem tido a atenção devida. Precisamos proteger a saúde da poesia e do sistema que garante o bem estar da poesia”, apelou Luís Kandjimbo.
Wislawa Szymborska nasceu a 2 de Julho de 1923, em Kórnik, Polónia, e faleceu a 1 de Fevereiro de 2012, em Cracóvia, Polónia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura