Cultura

Festlip homenageia músico cabo-verdiano Mário Lúcio

O músico cabo-verdiano Mário Lúcio é o homenageado da edição deste ano do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (Festlip), que decorrerá entre os dias 26 e 30 de Março, totalmente ‘online’, anunciou, ontem, a organização.

24/03/2021  Última atualização 09H00
O homenageado deste ano já foi ministro da Cultura de Cabo Verde © Fotografia por: DR
O 13.º Festlip vai reunir artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique,   Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, em espectáculos de música e teatro, debates, mostra gourmet, actividades para crianças e exibição de filmes em parcerias inéditas com o FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens e o Cabíria Festival.

A edição deste ano conta com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal do Brasil, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Transmitido nas plataformas das suas redes sociais, o Festlip_On  homenageia o cantor, compositor e escritor Mário Lúcio Sousa, premiado internacionalmente e cocriador do conceito do FestlipShow, que se apresentará ao vivo, na noite de abertura, com um espectáculo musical do seu repertório, que transita por estilos típicos de Cabo Verde, como morna, funaná, batuque e coladeira.
"Neste segundo ano em que toda a programação é apresentada de forma virtual e gratuita, temos a oportunidade de estreitar ainda mais os laços que nos unem aos demais países de língua portuguesa. Somente no ano passado, cerca de cinco milhões de pessoas estiveram conectadas ao Festlip”, destaca a directora artística do festival, e actriz brasileira, Tânia Pires.

Mário Lúcio, que foi ministro da Cultura de Cabo Verde, é também autor do texto do espectáculo teatral "Os Dias de Birgitt”, sobre uma mulher que é diagnosticada com uma doença terminal e que só tem mais 21 dias de vida, encenado pela Sikinada Cia de Teatro, de Cabo Verde, cujo elenco participará de um ‘bate-papo’ ao vivo com o público, no final do espectáculo, a partir do teatro.
O Coletivo Complexo Duplo (Rio de Janeiro) apresentará uma ‘performance’ experimental conjunta de artistas dos nove países que falam português, a Trupe Festlip.

Ainda na área do teatro, o Festlip_On vai oferecer cinco bolsas gratuitas para actores estrangeiros da língua portuguesa para a oficina "A invenção da arte e do teatro”, do director Moacyr Góes, com dez aulas a partir do dia 30 de Março, numa sala privada ‘online’.
Para estas bolsas são elegíveis artistas de Angola, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, até 28 de Março, com inscrição pelas redes sociais do festival.

No dia 29, terá lugar a mesa virtual "Fluxos Culturais na CPLP: Mobilidades Transnacionais durante e depois da pandemia”, que reúne profissionais de diversos países para reflectir sobre os desafios impostos pela pandemia, e compartilhar as suas expectativas quanto ao chamado "novo normal”, sobretudo a partir da questão da mobilidade.

Participam Solange Salvatierra, de São Tomé e Príncipe, radicada há 20 anos em Portugal, o nova-iorquino radicado em Cabo Verde Jeffery Hessney, e o francês, naturalizado português e também radicado em Cabo Verde, João Branco, fundador e director artístico do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact (Cabo Verde).

O Festlip Encontros será palco de uma conversa conduzida pela produtora e argumentista Vânia Matos, coordenadora geral do Festival Varilux de Cinema Francês e directora da Laranjeira Filmes, com Tânia Pires, curadora e directora artística do Vânia Matos, membro curatorial do BRICS no Festival Internacional Ibsen, na China, e Observadora Cultural da CPLP.

Nesta conversa sobre realização de projectos culturais e como ocupar as lacunas de forma criativa participam ainda o actor moçambicano Horácio Guiamba e a actriz e directora portuguesa Marta Borges.
Uma das novidades deste ano é a parceria inédita com o FIL, do Rio de Janeiro, e o Cabíria, de São Paulo, ambas no dia 27 de Março.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura