Desporto

Filipe Cruz concentra Pérolas para preliminares

Silva Cacuti

Jornalista

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol, também conhecida por “Pérolas”, concentra-se de 29 do corrente a 3 de Abril, no aldeamento turístico Dream Space, em Luanda, para dar início à preparação da participação no 24º Campeonato Africano (CAN) a disputar-se de 10 a 20 de Junho próximo, em Yaoundé, Camarões.

22/03/2021  Última atualização 10H15
Combinado angolano tem agendado o estágio pré-competitivo no mês de Maio em França © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
O seleccionador nacional Filipe Cruz convocou 20 jogadoras e vai centrar os trabalhos nas preliminares.
"Vamos realizar nove treinos nesse período para conhecer as jogadoras e passar as nossas ideias de jogo. Vamos abordar as diferentes fases do jogo, defesa e as transições  para termos uma ideia global daquilo que é o nosso modelo de jogo”, disse o treinador, no acto de apresentação das convocadas.

Filipe Cruz confirmou Edgar Neto e José Terça Chuma como adjuntos. Adolfo Paulo (Scouting) e Marina Calister (Fisioterapeuta) completam a equipa técnica.
De acordo com o programa de preparação apresentado, as Pérolas voltam a ser chamadas a 22 de Maio já com integração das profissionais que actuam fora do país e, a partir de 30 de Maio, cumprem estágio em França, de onde partirão para o palco do "africano”.

"Tínhamos outras opções, mas escolhemos a França por nos oferecer melhores condições para a realização de jogos-treinos com nível aceitável”, justificou Filipe Cruz.
Apesar do longo tempo de paragem e de trabalhar com atletas masculinos desde 2017, Filipe Cruz apresentou uma convocatória consensual.

"Estou satisfeito de ver a integração nessa convocatória de atletas jovens que temos visto a despontar nos poucos jogos do campeonato provincial  de Luanda como a Vera Kiala, a Natália Kamalândua, Stélvia, entre outras”, disse Alberto Filipe, ex-praticante, que presenciou o lançamento da convocatória.
O 1º de Agosto, campeão nacional em título, oferece 13 atletas, enquanto o Petro de Luanda junta cinco. Magda Cazanga e Joana Costa, ex-Salud Tenerife, ainda sem clube, integram a convocatória.

Eis as convocadas: Teresa Almeida "Bá”, Paulina Silva, Eliane Paulo (Guarda-redes); Ruth João e Liliana Venâncio (Pivôts); Vilma Nenganga, Helena Paulo "Gilda”, Marília Quizelete "Inglesa” (centrais); Juliana Machado, Na-tália Kamalândua (pontas direitas); Vilma Silva, Natália Bernardo, Dalva Peres (pontas- esquerdas); Wuta Dombaxe, Joana Costa, Dolores Rosário (laterais-direitas); Vera Kiala, Stélvia Pascoal e Magda Cazanga (laterais-esquerdas).


 Petrolíferos falham Taça de Angola
A equipa sénior masculina do Petro de Luanda é a principal ausência na fase nacional da 22ª edição da Taça de Angola recentemente sorteada. Os petrolíferos, campeões nacionais em 2016, abdicaram da prova masculina, mas vão jogar a versão feminina, da qual estão isentos na primeira fase.
A prova masculina vai também ser marcada pela estreia da recém-formada equipa do Desportivo da Lunda-Sul. A agremiação resulta de um memorando de entendimento entre o Governo local e a Sociedade Mineira de Catoca, assinado a 7 de Março de 2020, no âmbito do apoio ao desporto na província.

As equipas finalistas da edição passada, nomeadamente, Petro de Luanda e 1º de Agosto (femininos), Interclube e Atlético do Namibe (masculinos) estão isentas da primeira eliminatória, cujos jogos são disputados a duas mãos.
A competição inicia a 1 de Abril e estão inscritas as equipas femininas do Desportivo Maculusso, Progresso Sambizanga, Ende da Huíla, Electro do Lobito, Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Escolinha do São João (Huambo), Petro de Luanda (detentor do título) e 1º de Agosto.

 Em masculinos vão jogar o Interclube, Interclube B, Escolinha do São João, 1º de Agosto (detentor do troféu), Desportivo da Lunda-Sul e Atlético do Namibe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto