Cultura

Filme angolano vence no Brasil

Kindala Manuel

O filme “Merci Chicco et Daddy”, do realizador angolano Talibán, esteve entre os destaques da IV edição do Festival de Mostra Itinerante de Cinema Negro Mahomed Bamba (MIMB), realizada na Bahia, Brasil, onde conquistou o prémio de melhor actuação e personagens.

22/04/2021  Última atualização 12H47
Produção de Talibán conquistou o júri devido ao argumento © Fotografia por: DR
O festival, realizado este ano sob o tema "Caminhos, contando histórias das diásporas negras do mundo”, aconteceu de 31 de Março a 9 de Abril do mês corrente e contou com a participação de 282 filmes, dos quais 30 foram seleccionados e exibidos por via das plataformas online.

O filme angolano "Merci Chicco et Daddy”, contou o realizador, é uma homenagem a dois actores de nacionalidade congolesa, Chico Pululu e Daddy, que se notabilizaram nos palcos daquele país na década de 80 e 90, ambos já falecidos. A longa-metragem, disse, ficciona o regresso dos comediantes, a partir da Marginal de Luanda, dois anos mais tarde e, no reencontro destes com as pessoas, fica claro que a sua obra continua eternizada na memória colectiva dos indivíduos.

"Chico interpretava, nas exibições, um deficiente físico com problemas mentais e procurava, nas actuações, o valorizar como ser humano. Já o Daddy foi dos actores que me influenciou para seguir artes cénicas, quando estudava teatro e cinema em Kinshasa, na condição de refugiado de guerra, nos anos de 1993 a 1998”, referiu.

O realizador explicou que o filme, falado em lingala e legendado em português, foi gravado o ano passado, em Luanda, mas cumprindo com as medidas de biossegurança. "Apesar de narrar um assunto ligado à República Democrática do Congo, a distinção aconteceu por este incluir valores culturais dos dois povos, desde a forma de chorar os mortos, as crenças no sobrenatural e as práticas de algumas religiões tradicionais.

A versão do filme, legendada em inglês, foi seleccionada pela Secretaria do Cine Club Brasil para ser parte da sua lista, enquanto a versão legendada em francês concorre, este e o próximo ano, nos festivais de cinema nos países francófonos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura